Governo do Distrito Federal
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12/04/18 às 9h20 - Atualizado em 3/02/25 às 15h43

Plano de Publicidade e Propaganda

EXERCÍCIO DE 2025

 

  1. OBJETIVOS

O Plano de Publicidade e Propaganda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) tem como objetivo principal atender às determinações legais referentes à publicidade oficial, que contempla a divulgação de licitações, portarias, avisos, chamamentos, convocações e outros comunicados obrigatórios no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no Diário Oficial da União (DOU).

 

Além disso, este plano visa garantir que as ações da Emater-DF sejam amplamente conhecidas pela sociedade, com foco na transparência e no fortalecimento da imagem institucional.

 

A divulgação do Plano de Publicidade e Propaganda está baseada na lei distrital nº 3.184, de 29 de agosto de 2003.

 

A lei pode ser acessada aqui.

 

Contudo, é importante destacar que, no âmbito da divulgação das ações e atividades da Emater-DF, não há previsão orçamentária específica para campanhas. Toda publicidade institucional, no que se refere à divulgação de resultados e atividades, é realizada de forma orgânica, por meio de:

  • Redes sociais oficiais (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube);
  • Site institucional da Emater-DF;
  • Produção e envio de releases à imprensa;
  • Distribuição de materiais informativos digitais.

Essa abordagem orgânica reforça o compromisso com a eficiência, otimizando recursos existentes para ampliar a visibilidade das ações realizadas pela empresa.

 

  1. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

A Assessoria de Comunicação (Ascom) é responsável por planejar e executar estratégias de comunicação interna e externa que sensibilizem tanto o público externo quanto a mídia em geral sobre a relevância das ações da Emater-DF.

 

As atividades da Ascom incluem:

  • Assessoria de imprensa: elaboração de releases, avisos de pauta, entrevistas coletivas, acompanhamentos de agendas da direção e também de entrevistas, criação de notas oficiais, apoio a eventos, treinamento para fontes (media training), visitas dirigidas, elaboração de campanhas de informação interna e externa, relatórios, dentre outros.
  • Produção de conteúdo institucional: textos, vídeos, podcasts, banners, folders, e cards para redes sociais;
  • Gestão do site oficial: publicação diária de notícias relacionadas às atividades da empresa e às pautas de interesse do público rural e urbano;
  • Gestão das redes sociais: publicação de conteúdos informativos e educativos nas plataformas digitais da Emater-DF (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e X/Twitter);
  • Comunicação interna: produção do jornal mensal Emater-DF em Foco, atualizações via e-mail institucional (Plantão Informater), avisos normativos gerais na tela do computador e envio de mensagens por meio do WhatsApp corporativo.

 

  1. AÇÕES PREVISTAS

Mesmo sem orçamento específico para campanhas publicitárias externas, a Ascom realiza uma série de ações para fortalecer a comunicação institucional, utilizando os recursos disponíveis:

  • Publicação de livretos e relatórios institucionais (incluindo o Balanço Social);
  • Produção de materiais técnicos e informativos (folders, banners, cartazes e panfletos);
  • Criação de conteúdos digitais para redes sociais e site institucional;
  • Produção de vídeos e podcasts técnicos e institucionais;
  • Organização de conteúdos temáticos em playlists no YouTube, facilitando o acesso à informação.

 

  1. PUBLICIDADE LEGAL

A publicidade oficial da Emater-DF é realizada conforme exigido por lei e inclui:

  • Publicações no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no Diário Oficial da União (DOU);
  • Divulgação de atos legais como portarias, editais, licitações e outros documentos administrativos.

Essas publicações são de competência dos setores responsáveis, conforme os requisitos da legislação vigente.

 

  1. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

Para 2025, a previsão orçamentária da publicidade legal é conforme o Quadro Detalhamento Despesa (QDD) abaixo::

Unidade Orçamentária: 14203 – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal

Mês de referência: Janeiro

Programa de Trabalho: 20.131.8201.8505.0003 – Publicidade e Propaganda

Natureza 339039 – Fonte: 100 – Publicidade Legal: R$ 35.000,00

Natureza 339139 – Publicidade Institucional: R$ 70.000,00

Subtotal: R$ 105.000,00

 

  1. DAS ALTERAÇÕES

Este Plano de Publicidade e Propaganda poderá sofrer ajustes durante o exercício de 2025. Quaisquer alterações serão submetidas à aprovação do ordenador de despesas e posteriormente publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

Plano de Publicidade e Propaganda da Emater-DF – Publicação DODF 2025

 

 

  • Despesas com Publicidade Legal

 

2025

 

 

2024

Relatório Publicidade e Propaganda Legal – 4º_Bimestre 2024

Relatório Publicidade e Propaganda Legal – 3º Bimestre 2024

Relatório Publicidade e Propaganda Legal – 2º Bimestre 2024

Relatório Publicidade e Propaganda Legal – 1º Bimestre 2024

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Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br