O Brasil produz anualmente cerca de 20 milhões de toneladas de hortaliças, sendo que quase a totalidade desse volume é destinada ao consumo doméstico.
Trata-se então, de uma cadeia produtiva que precisa se manter atualizada atendendo as demandas de consumo e que exige o incremento na produção de alimentos, mas também exige que esses possuam qualidade sanitária, que sejam produzidos em sistemas de produção sustentáveis e que gerem empregos qualificados.
O Distrito Federal apresenta algumas características importantes para a cadeia produtiva de olericultura, o que permite investir e aplicar recursos tanto por parte dos agricultores quanto por parte dos serviços e aplicação de políticas públicas, tais como:
São beneficiários dessa atuação não só os agricultores do Distrito Federal e RiDE (familiares, pequenos, médios e grandes) e seus familiares, mas também os trabalhadores rurais. E ainda, os consumidores de hortaliças de toda a região, trabalhadores urbanos, empresários do setor secundário e terciário da cadeia produtiva de hortaliças.
O programa tem como objetivos:
Para orientações sobre como participar de nossas iniciativas ou iniciar a seu plantio de hortaliças, entre em contato com o Escritório Local da Emater-DF mais próximo ou pelo e-mail geagr@emater.df.gov.br e telefone 3311-9363.
Responsável:
Antônio Dantas Costa Júnio
Engenheiro Agrônom
Coordenador do Programa de Olericultura
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br