Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/18 às 16h47 - Atualizado em 20/08/24 às 13h23

Ouvidoria

 

O que é Ouvidoria

 

A Ouvidoria é um espaço de comunicação entre o cidadão e o governo onde você pode registrar suas demandas sobre os serviços públicos.

 

O que você pode registrar na Ouvidoria

 

Você pode fazer sugestão, denúncia, solicitação, elogio, reclamação e informação.

 

 

O que NÃO é considerada manifestação de Ouvidoria para o Governo do Distrito Federal:

 

Demandas referentes à esfera Federal ou sobre outros Estados.
Irregularidades ocorridas entre particulares, sem envolvimento de servidor ou órgão público.

 

Canais de atendimento ao cidadão:

 

• Central 162: de segunda a sexta das 7h às 21h. Sábado, domingo e feriados das 8h às 18h. Ligação gratuita para telefone fixo e celular
• Atendimento presencial: Cada órgão público do GDF conta com uma Ouvidoria Especializada.

 

Saiba onde encontrar:

 

Secretarias – clique aqui
Administrações Regionais – clique aqui
Hospitais – clique aqui
Demais instituições – clique aqui

 

 

Central 162: De segunda a sexta, de 7h às 21h – sábado, domingo

e feriado de 8h às 18h.

Ligação gratuita para

telefone fixo e celular

   Acesse www.participa.df.gov.br

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF, final da Asa Norte – das 9h às 12h e das 13h às 16h de segunda a sexta-feira.

 

PRAZOS

 

Prazo de vinte (20) dias corridos para a resposta ao cidadão a contar da data do registro da manifestação:
• São dez (10) dias para informar ao cidadão as primeiras providências adotadas – (Art . 24 do Decreto nº 36.462/2015)
• No máximo mais dez (10) dias para apurar e informar o resultado ao cidadão – (Art. 25 do Decreto nº 36.462/2015)

 

Prazo para responder DENÚNCIAS
O prazo poderá ser prorrogado pelo mesmo período de vinte (20) dias (Art. 25 Parágrafo 1º, do Decreto nº36.462/2015)

 

Garantias: Segurança – Restrição de acesso a dados pessoais – Comunicações, pelo sistema de ouvidoria, sobre o andamento da manifestação conforme prazos legais – Atendimento por equipe especializada.

 

 

  • Elementos fundamentais para o registro de uma DENÚNCIA
  • NOMES de pessoas e empresas envolvidas
    QUANDO ocorreu o fato
    ONDE ocorreu o fato
    Quem pode TESTEMUNHAR
    Se a pessoa pode apresentar PROVAS

Registro Identificado

Apresentação do documento de identificação válido (Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; Título de Eleitor; Passaporte; Carteira de Trabalho; Carteira Funcional; Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) e Certificado de Reservista).
Possibilidade de sigilo conforme Art. 23, inciso I, do Decreto nº 36.462/2015.

 

Registro Anônimo

Haverá análise preliminar para confirmar se os fatos apresentados são verdadeiros.

 

Tratamento específico para DENÚNCIAS

Avaliação, classificação e encaminhamento realizados pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal.

 

 

Normas e Regulamentações

Lei nº 4.896/2012

Decreto nº 36.462/2015

Instrução Normativa nº 01/2017

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br