Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/21 às 11h03 - Atualizado em 23/11/21 às 11h38

Junto com assentados de Padre Bernardo, Emater-DF define prioridades de atendimento na região

COMPARTILHAR

Encontros foram realizados na última semana, em assentamentos de Padre Bernardo (GO)

 

Questões ligadas ao geoprocessamento, concessão e renovação de DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf), implantação de programa de construção de casas, titulação das terras e Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram algumas das prioridades enumeradas pelos moradores dos assentamentos Antônio Juvêncio e Santa Helena, localizadas em Padre Bernardo (GO).

 

Por meio da Anater, Emater-DF auxilia assentamentos em Goiás e no DF

 

Por meio de contrato com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a Emater-DF começou a trabalhar junto aos assentados da região. Pela estratégia de trabalho, até o fim deste ano estão sendo realizadas as reuniões iniciais para levantamento das questões e da forma de atuação. A partir de 2022 começam os atendimentos coletivos e individuais.

 

Nos dois assentamentos, o forte do cultivo são as hortaliças, com destaque para mandioca, milho e abóbora. A expectativa é aumentar a produção, com boas chances para a criação de peixes, plantio de frutas e avicultura — ovos e frango de corte. “É importante que a construção do atendimento seja feita junto com a comunidade. Eles é que vão apontar o norte do trabalho”, destacou o supervisor regional Leste da Emater-DF, Mateus Miranda.

 

A Emater-DF já atendeu os dois assentamentos em ocasiões anteriores. “Nosso objetivo agora é aperfeiçoar o trabalho e melhorar as condições de vida e produção dos assentados”, acrescenta Mateus.

 

O contrato com a Anater prevê o atendimento a outros três assentamentos no Distrito Federal: Oziel Alves III, Marcia Cordeiro Leite e Pequeno William — também já atendidos pela Emater-DF em oportunidades anteriores. Ao todo, 374 famílias serão beneficiadas. O valor do convênio é de R$ 1.423.578,70, sendo que a agência federal cobre 70% — R$ 995.505,22.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br