Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/10/21 às 8h54 - Atualizado em 13/10/21 às 16h48

Por meio da Anater, Emater-DF auxilia assentamentos em Goiás e no DF

Representantes da Emater-DF estiveram em Padre Bernardo para explicar a atuação da empresa na região

 

Representantes da Emater-DF visitaram dois assentamentos de reforma agrária no município de Padre Bernardo (GO): Antônio Juvêncio e Santa Helena. O objetivo foi apresentar às comunidades um resumo do que vai ser feito nos próximos dois anos — tempo de duração do plano de trabalho Produzir Brasil, fruto de contrato com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que definiu cinco assentamentos (três no Distrito Federal e dois no Entorno) para receberem atendimento.

 

De acordo com o supervisor Regional Leste da Emater-DF, Matheus Miranda, os atendimentos serão coletivos e individuais. “As primeiras reuniões são de planejamento, que será construído junto com os assentados”, explica o extensionista.

 

A agricultora Cícera da Silva, do assentamento Antônio Juvêncio, cultiva abóbora, mandioca, milho e está disposta a iniciar o plantio de frutas. “Com a Emater-DF atuando na comunidade, temos certeza que podemos desenvolver bastante. Quero ver se consigo produzir farinha e rapadura, para diversificar a atividade e aumentar a renda”, vislumbra. Há assentados que desejam também trabalhar com piscicultura.

 

Já no assentamento Santa Helena, onde também há produção de hortaliças e frutas, a expectativa é o trabalho com mandioca, por meio de um recurso do governo de Goiás. Um dos trabalhos da Emater-DF é realizar a articulação institucional para acelerar os projetos de crédito.

 

Não é a primeira vez que a Emater-DF atua nas duas comunidades. A empresa já atendeu anteriormente, por meio de um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre 2014 e 2018. “No entanto, ainda temos bastante espaço para aperfeiçoar o trabalho”, completa Matheus Miranda. A visita aos assentamentos foi realizada na última quinta-feira (7).

 

O contrato com a Anater prevê o atendimento a outros três assentamentos no Distrito Federal: Oziel Alves III, Marcia Cordeiro Leite e Pequeno William — também já atendidos pela Emater-DF em oportunidades anteriores. Ao todo, 374 famílias serão beneficiadas. O valor do convênio é de R$ 1.423.578,70, sendo que a agência federal cobre 70% — R$ 995.505,22. A equipe deve voltar às duas comunidades em Padre Bernardo nesta quinta-feira (14).

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br