Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/03/20 às 16h58 - Atualizado em 2/03/20 às 16h58

GDF lança programação do mês da mulher e anuncia obras na área da saúde

Em alusão ao Dia da Mulher, primeira-dama comemorou lançamento de eventos e obras em prol das mulheres

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, participou, na manhã desta segunda-feira (2), do lançamento da programação do GDF para o Março Mulher. Durante o evento, realizado em alusão às comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o governador Ibaneis Rocha anunciou a construção da Clínica da Mulher, na 514 Sul, e de quatro unidades da Casa da Mulher Brasileira — em São Sebastião, Sobradinho II, Sol Nascente e Recanto das Emas. 

 

Empoderadas, mulheres aprendem a dirigir trator em curso ministrado pela Emater-DF

Mulheres ocupam 40% dos cargos de chefia na Emater-DF e mais da metade tem mestrado ou doutorado

Artesanato é alternativa de renda para mulheres rurais

 

Encabeçada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, a programação envolveu diversas autoridades, que estarão empenhadas em eventos que serão realizados durante todo o mês de março. “É o mês que a gente têm de destaque para todas as mulheres. […] Apesar de ter o mundo inteiro falando sobre os direitos da mulher, as secretarias e ministérios defendendo a atuação das mulheres no mercado de trabalho, ainda assim há muita dificuldade”, destacou.

 

Representando o Sistema Agricultura do Distrito Federal, Denise Fonseca afirmou que levar melhorias para as mulheres do campo é uma das metas de sua gestão. “Nunca imaginei que seria fácil, mas vejo uma união de esforços, inclusive diante destes anúncios realizados hoje, que nos fazem querer realizar cada vez mais ações para levar dignidade, saúde e bem-estar para as mulheres da nossa área rural.”

 

O governador afirmou que o papel do governo é dar condições e maiores oportunidades para que as mulheres sejam protagonistas de suas histórias. “Vamos criar condições para que as mulheres cada vez mais se autoafirmem, se coloquem no mercado de trabalho, se coloquem na vida com um olhar cada vez mais para a frente, mais para cima e acreditando naquilo que elas querem”, apontou. 

 

Prestigiando o evento, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, ressaltou a importância de colocar em prática políticas públicas voltadas para as mulheres e ressaltou o poder da Casa da Mulher para proteger mulheres em situação de violência doméstica. De acordo com ela, da experiência realizada em Brasília, a proposta será levada para outros estados do Brasil.

 

Segundo a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, a construção das Casas da Mulher Brasileira será feita neste ano pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, e o presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles, também participaram da solenidade.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br