Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/19 às 8h40 - Atualizado em 28/03/19 às 8h46

Artesanato é alternativa de renda para mulheres rurais

 

O artesanato tem rendido bons frutos para populações rurais — especialmente às mulheres, que podem complementar a renda produzindo peças que são comercializadas em feiras, eventos e pontos comerciais em todo o Distrito Federal. De olho nesse potencial, a Emater-DF está colocando em prática um amplo programa de qualificação nessa atividade. A iniciativa é voltada para mulheres de várias comunidades rurais atendidas pela empresa. Nesta quarta-feira (27), um grupo de aproximadamente 70 artesãs esteve na sede da Emater-DF para começar a construir o projeto junto com técnicas da área social da instituição.

 

A presidente da empresa, Denise Fonseca, recebeu o grupo no auditório da casa e reforçou o compromisso do governo com os anseios da população rural. “Estamos correndo atrás de recursos para realizar as oficinas de qualificação”, afirmou Denise, acrescentando que reuniões são importantes para que as agricultoras exponham suas demandas aos extensionistas.

 

A assessora da direção da Emater-DF, Selma Tavares, explicou que a qualificação em artesanato faz parte do programa de Valorização das Mulheres Rurais — um dos principais eixos da gestão atual. “A princípio, vamos organizar as interessadas, que deverão formar grupos para trabalhar com fibras, palhas, cabaças, sementes e outros materiais”, explicou.

 

O projeto já conta com um grupo de mulheres formado em Brazlândia. A ideia é iniciar as oficinas após a formação de outros grupos, que vão definir os temas a serem trabalhados.

 

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br