Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/21 às 13h30 - Atualizado em 28/09/21 às 15h00

Valorização da mulher rural é tema de encontro com representante da embaixada da Espanha

Maria Elisa esteve na sede da Emater-DF para conhecer as ações da empresa que são voltadas às mulheres do campo

 

A conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação na Embaixada da Espanha no Brasil, Maria Elisa Barahona Nieto, esteve na sede da Emater-DF para conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa junto às mulheres rurais. A diretora-executiva, Loiselene Trindade, a gerente de Desenvolvimento Sócio-Familiar, Letícia Martinez, e a extensionista Selma Tavares, apresentaram à conselheira os projetos e ações de inclusão socioprodutivas.

 

Durante o encontro, Maria Elisa convidou a Emater-DF a participar do Lançamento do Prêmio Mulheres Rurais, que terá o objetivo de mostrar e premiar mulheres que desenvolvem ações que contribuem para a redução da pobreza com atividades empreendedoras em suas comunidades rurais. “O prêmio será apenas para experiências rurais de mulheres do Brasil. A gente busca dar visibilidade a essas mulheres, que vão servir de exemplo e motivação para muitas outras”, afirmou a conselheira. As informações sobre as inscrições e os prêmios ainda serão divulgadas.

 

“Com certeza essa iniciativa vai fortalecer os projetos das mulheres do campo. A gente tem muitos casos de mulheres que buscam o empreendedorismo e melhores condições de vida em suas comunidades. A mulher tem sempre um olhar para o todo, um olhar de mãe. Com certeza será uma ótima oportunidade de mostrar o protagonismo delas”, ressaltou Loiselene Trindade.

 

O Prêmio Mulheres Rurais será lançado oficialmente no dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada para elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento. Em Brasília, 5,268 propriedades rurais cadastradas na Emater-DF são chefiadas por mulheres.

 

Ações

Qualificações em atividades agrícolas e não agrícola, capacitação em segurança alimentar, implantação do projeto Quintais Produtivos e a viabilização da participação de mulheres rurais em espaços de comercialização foram algumas das ações apresentadas.

 

A extensionista Selma Tavares também falou sobre o Encontro Distrital de Mulheres Rurais, realizado a cada dois anos, e que tem como objetivo debater as principais necessidades delas no campo para viabilizar políticas públicas de gênero. O Encontro de Mulheres da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Emater-DF para organizar e empoderar as agricultoras, visando a busca de mais oportunidades e qualidade de vida às trabalhadoras rurais.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br