Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/25 às 17h20 - Atualizado em 27/08/25 às 17h21

Turismo rural e demandas locais marcam abertura da 4ª Pegada Agroecológica em São Sebastião

COMPARTILHAR

Evento reuniu produtores, autoridades e comunidade para uma semana de atividades voltadas ao desenvolvimento e valorização da produção local

 

 

A 4ª edição da Pegada Agroecológica teve início nesta terça-feira (26), em São Sebastião, reunindo produtores rurais, lideranças comunitárias e autoridades para uma semana de integração e aprendizado. A abertura ocorreu na comunidade do Cavas, com uma palestra sobre turismo rural e desenvolvimento sustentável, marcando o começo de uma programação que se estende até domingo (31).

 

Com palestras, oficinas, roteiros turísticos, ações socioambientais e atividades de valorização da produção local, a 4ª Pegada Agorecológica da Emater-DF tem o apoio da Secretaria de Agricultura (Seagri), da Associação Asprocavas e do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

 

A extensionista Zaida falou sobre turismo rural e os potenciais da região

Além do turismo rural, que desponta como potencial econômico para a região, a programação inclui temas como avicultura de postura, preservação ambiental e incentivo à agroecologia. Entre os destaques estão a Feira Agroecológica Quitanda IFB, nesta quinta-feira (28), e o concurso que vai eleger o avicultor destaque da região.

 

Integração e desenvolvimento sustentável

Durante a abertura, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou que a Pegada Agroecológica é mais do que um evento: é um espaço para ouvir a comunidade e construir soluções conjuntas.  “Cada escritório da Emater tem sua programação para a Semana de Tecnologia, e aqui, em São Sebastião, a ‘pegada agroecológica’ reflete a vocação da região para práticas sustentáveis e preservação ambiental. Nós reunimos a comunidade, discutimos prioridades e pensamos juntos no que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida. Isso é extensão rural: transformar sonhos em projetos e oportunidades concretas”, afirmou.

 

Cleison destacou ainda que a região tem vocação para o turismo rural e lembrou projetos que estão transformando a área rural do DF, como a Rota da Uva e do Vinho e a Rota do Queijo Artesanal, regulamentada recentemente.

 

“Essas iniciativas valorizam os produtores e criam novas oportunidades de negócio. A rota do queijo, por exemplo, envolve não só o produto, mas um conjunto de experiências – pães, geleias, doces e até café gourmet –, fortalecendo o turismo e a economia local”, pontuou.

 

O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, destacou que a região tem forte presença de produtores de avicultura de postura e que a atividade que tem crescido em São Sebastião. Para ele, o fortalecimento do setor é essencial. “Estamos estruturando a produção, garantindo a regularização e, em breve, vamos avançar para a comercialização por meio das compras públicas. O objetivo é incluir o ovo caipira na merenda escolar e no PAPA, enriquecendo a alimentação das crianças e gerando renda para o agricultor familiar”, explicou.

 

O presidente da Empresa de Terras Rurais (ETR), Candido Teles, destacou o compromisso do governo com a área rural. “O governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão têm um compromisso muito forte com o campo. A regularização fundiária, por exemplo, está garantindo que, pela primeira vez em 65 anos de Brasília, produtores tenham a escritura de suas terras. Isso é um marco histórico para a agricultura do DF”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que a Emater-DF é referência nacional. “A dedicação e a seriedade dessa equipe fazem diferença na vida do agricultor. E nossa missão é contribuir com esse trabalho, dando condições para que o produtor tenha qualidade de vida, renda e segurança no campo”, completou.

 

Representando os produtores, Francisco Soriano, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de São Sebastião, falou sobre a importância da assistência técnica, das melhorias já realizadas e do que espera para as próximas gerações. “São Sebastião sempre lutou por melhores condições para a área rural, e hoje vemos avanços importantes, como estradas em boas condições e o apoio da Emater. Mas ainda temos muitos desafios, e queremos continuar trabalhando juntos para garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos”, declarou.

 

Para Lídia Jardim, gerente do escritório da Emater-DF em São Sebastião, a iniciativa nasceu exatamente para essa união de órgãos e esforços visando fortalecer a agricultura, a pecuária e os sistemas agroecológicos na região. “A ideia da ‘pegada’ é deixar marcas concretas na comunidade: aprendizado, desenvolvimento sustentável e novas oportunidades para os produtores”, destacou.

 

Confira a programação completa abaixo: 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br