Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/21 às 15h42 - Atualizado em 26/08/21 às 17h27

Trabalhadores de áreas rurais recebem ação especial de saúde

COMPARTILHAR

Palestra de orientação foi realizada na área externa do escritório local da Emater-DF

 

Com o objetivo cuidar da saúde de moradores da área rural, a Emater-DF está realizando, toda terça-feira, o Dia Especial de Saúde do Trabalhador Rural. Dividido em três terças na mesma região, para evitar aglomerações, a ação já chegou ao Núcleo Rural Taquara. Feito em parceria com a Secretaria de Saúde, o Dia Especial promove a realização de exames diversos e toxicológico, vacinação contra a gripe e também palestras sobre o uso adequado de agrotóxicos.

 

Na Taquara, os produtores estão sendo recebidos na parte externa do escritório local, ao ar livre. “Devido à pandemia, foi preciso restringir o número de participantes, que foi dividido em três turmas de 15 pessoas”, explicou a economista doméstica Cátia Freitas. O evento já foi realizado nos dias 17 e 24 de agosto.

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, considerou essencial essa parceria com a Emater-DF, voltada para a saúde do trabalhador rural. “É fundamental essa ação conjunta porque conseguimos melhores resultados para a saúde das pessoas, mesmo em um tempo tão difícil como esse que estamos vivendo na pandemia do novo coronavírus”, ressaltou Okumoto, que fez questão de agradecer “os servidores que participam desse Dia Especial de Saúde e propiciam tão importante oportunidade para os trabalhadores rurais”.

 

“A ação já era realizada há alguns anos, mas, devido à pandemia, estava suspensa. Com todo cuidado e acompanhando de perto, resolvemos retomar. Essa parceria com a Secretária de Saúde é fundamental para que possamos fazer esses exames na área rural”, apontou a extensionista Danielle Amaral, que atua na Gerência de Desenvolvimento Sociofamiliar (Gedes) da Emater-DF. O setor é o responsável pela ação realizada pela empresa.

 

De acordo com Danielle, com a coleta são realizados exames como o de hemograma completo, lipidograma, TGO e TGP, a parte de ureia, ácido úrico e colinesterase. O último é responsável por verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, sendo mais indicado para agricultores, que estão em contato constante com produtos agrícolas.

 

“Como tivemos que limitar o número de produtores, buscamos priorizar aqueles que têm uma exposição maior a esses produtos tóxicos”, disse Fabiano Carvalho, gerente do escritório da Emater-DF na Taquara.

 

Ação de saúde em Taquara também ofereceu vacina contra a gripe para produtores rurais

 

“Além de cuidar dos nossos produtores, esse dia Especial de Saúde nos dá um retorno daquilo que a gente trabalha dentro dos Programas de Boas Práticas da Emater-DF, como o manejo adequado dos agrotóxicos e o uso correto do EPI”, disse o gerente.

 

A ação é anual e também acontecerá nos demais escritórios locais da Emater-DF. Além da Taquara, está confirmado o Dia Especial de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde realizando exame de colinesterase plasmática, nos escritórios locais do Rio Preto, Vargem Bonita, Tabatinga, Paranoá, Gama, Alexandre de Gusmão e Ceilândia.

 

Após os exames ficarem prontos, o escritório marca uma nova ação para a entrega dos resultados para os agricultores. Em caso de alterações, o agricultor é encaminhado às unidades de saúde, onde será acompanhado e recebe o tratamento.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br