Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/22 às 7h52 - Atualizado em 17/05/22 às 21h06

Tecnologia permite produzir até 30 vezes mais peixes usando menos água e ração

COMPARTILHAR

Sistema bioflocos é apresentado no circuito da aquicultura no espaço da Emater-DF na AgroBrasília

 

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) apresenta na AgroBrasília, a partir desta terça-feira (17), um estudo de viabilidade técnica e econômica da criação de tilápias no sistema bioflocos, que permite produzir até 30 vezes mais peixes utilizando 20% da água de um sistema de criação intensivo tradicional e com até 30% menos ração.

 

Neste sistema, partículas suspensas de microalgas e bactérias agregadas em restos de ração garantem uma parte dos nutrientes necessários para o desenvolvimento dos peixes e permitem que a água seja reutilizada.

 

“O sistema bioflocos é uma alternativa para produção intensiva de peixes para locais onde não há muita disponibilidade hídrica e de área física, além de melhorar as respostas de ganho de peso, conseguindo produzir mais quilos de peixe por metro cúbico”, ressalta o coordenador do Programa de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Morais.

 

Segundo ele, em um sistema convencional produz-se 1 kg/m3 e no bioflocos, até 30 kg/m³. Além de demandar uma menor renovação de água na produção, o sistema gera menor gasto com ração, já que o biofloco pode ser consumido diretamente pelos peixes.

 

Há também redução no consumo de ração, um dos principais insumos na criação de peixes, que corresponde a até 70% do custo de produção. Mas a redução proporcionada pela técnica do biofloco implica aumento de gastos com outros insumos, como energia elétrica e estrutura física para a criação dos peixes. “Por isso, por meio de um estudo de viabilidade econômica, a Emater-DF concluiu que o sistema é viável apenas na fase inicial de crescimento dos peixes, de alevino para juvenil”, destaca Adalmyr.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br