Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/23 às 12h40 - Atualizado em 27/10/23 às 13h57

Técnicos da Emater-DF se reúnem para prosa técnica sobre produção intensiva de peixes

COMPARTILHAR

 

Entre as tecnologias apresentadas estava a de bioflocos

 

 

Nesta sexta-feira (27), cerca de 25 extensionistas rurais da Emater-DF, entre veterinários e zootecnistas, participaram de uma prosa técnica sobre produção intensiva de peixes. O encontro foi realizado na unidade de experimentação implantado na sede da empresa.

 

Segundo o coordenador do Programa de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, a oficina teve como objetivo nivelar informações a respeito das tecnologias de produção intensiva de peixes que estão demonstradas na unidade. “Essas tecnologias tem sido bastante procuradas pelos produtores, principalmente por aqueles que têm interesse em criar peixes, mas não possuem disponibilidade água e espaço. Apesar do sistema intensivo exigir maior investimento inicial e ter maior custo de produção em relação aos sistemas convencionais, ele utiliza 90% menos água e produz 30 vezes mais”, explica.

 

No encontro, os técnicos puderam trocar informações sobre as cinco unidades demonstrativas apresentadas:  a de energia solar com uso de backup com baterias de lítio; a de sistema de criação de peixes com recirculação de água; a de criação de peixes integrada com plantio de vegetais, com o aproveitamento dos efluentes da piscicultura, ricos em nutrientes que alimenta as hortaliças; a de sistema de bioflocos, com tanques de ferrocimento; e do uso de sensores inteligentes no controle da produção, monitorando a temperatura da água, alimentação dos peixes e outros detalhes que auxiliam o empreendedor a reduzir os custos.

 

Além das informações sobre os tipos de equipamentos, sobre os parâmetros a serem observados em cada sistema e sobre o índice de produtividade, os extensionistas fizeram uma atividade prática com cálculos para o dimensionamento de um sistema de produção.

 

“Apesar de termos um grupo de apoio técnico no programa de aquicultura, é importante que todos os técnicos tenham noções básicas para assessorar os produtores, verificando a viabilidade técnica e econômica de acordo com a realidade de cada um, bem como saber se a tecnologia atende a expectativa do produtor”, diz Adalmyr.

 

Em 2022, a Emater-DF registrou 76 hectares de área inundada no Distrito Federal, produzindo no total cerca de duas toneladas de pescado. Desse total, mais de 90% é de criação de tilápias. Os produtores interessados em iniciar a atividade devem procurar a unidade local da Emater-DF mais próxima de sua propriedade para orientações.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br