Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/21 às 13h14 - Atualizado em 1/07/21 às 13h14

Técnicos da Emater-DF participam de capacitação sobre capim BRS Capiaçu

Capacitação on-line foi realizada entre os técnicos da Emater_DF

 

Aproximadamente 50 técnicos da Emater-DF, das áreas pecuária e agrícola, participaram de uma capacitação técnica sobre Capim BRS Capiaçu. Durante o encontro, que aconteceu de forma on-line, foram abordados temas como o desenvolvimento do material  genético, adubação de plantio e cobertura, tratos culturais, indicação de uso, conservação via ensilagem e até a avaliação econômica da cultivar comparada a outras fontes utilizadas nas dieta de ruminantes e equídeos.

 

“Estamos alinhando a equipe técnica para qualificar os atendimentos e as demandas de campo”, ressaltou o zootecnista e coordenador de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, que foi um dos palestrantes. De acordo com ele, o capim BRS Capiaçu tem alta produtividade, com cerca de 300 toneladas de matéria natural por hectare, bom nível nutricional e diversidade de uso para várias espécies animais. 

 

“Quando juntamos pesquisa e extensão rural, quem sai ganhando é o produtor, que melhora a produtividade do rebanho, aumenta a renda e melhora a saúde dos animais, fornecendo um volumoso [alimento com mais de 18% de fibra na matéria seca, como cana de açúcar, capim de corte, silagem de milho, pastagens em geral] em quantidade e qualidade suficientes”, afirmou. 

 

Os extensionistas Hélcio Henrique Santos e Antonio Carlos dos Santos Mendes também apresentaram aos técnicos os trabalhos de observações de campo e transferência de tecnologias desenvolvidas em parceria com a Embrapa Cerrados. Durante as apresentações, realizadas na última quinta-feira (24), eles mostraram o comportamento do BRS capiaçu, que está sendo acompanhado de perto pela Emater-DF, a avaliação do plantio, o crescimento e o potencial produtivo do capim com foco no Distrito Federal e Entorno.

 

Capim de corte é muito utilizado na alimentação de bovinos. equídeos, caprinos e ovinos

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br