Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/21 às 15h38 - Atualizado em 19/08/21 às 10h44

Sistema Agricultura discute ações com conselhos de desenvolvimento rural

 

Representantes do Sistema Agricultura, conselheiros rurais e produtores após reunião para discutir temas ligados ao campo

 

A Emater-DF, a Secretaria de Agricultura e a Ceasa-DF participaram nesta quinta-feira (24) de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS-DF) para ouvir demandas dos produtores rurais e discutir ações para o desenvolvimento agrário do DF.

 

A reunião tratou de temas como aquisição de equipamentos e máquinas para atividades agropecuárias e segurança no campo. Representantes de nove conselhos rurais participaram da reunião, que ainda contou com o capitão Rafael Cunha, do Batalhão Rural da Polícia Militar, que falou sobre ações para levar segurança aos moradores de área rurais.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, disse que a empresa e o Sistema Agricultura estão fazendo “políticas de Estado” para atender os interesses da comunidade rural. “A área rural, apoiada pelo governo Ibaneis, teve um crescimento muito forte. É uma honra a gente estar aqui e fico muito feliz pelo trabalho da Emater”, afirmou.

 

O secretário da Agricultura, Candido Teles, disse que a secretaria trabalha para levar tranquilidade e segurança jurídica ao campo, citando, como exemplo, o esforço para a regularização fundiária, como a entrega de títulos de uso de terra em várias regiões do Distrito Federal.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e o secretário de Agricultura, Candido Teles, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural

 

Para o presidente da Ceasa, Sebastião Marcio, que as instituições públicas devem ouvir os produtores, debater e direcionar esforços para resolver os problemas que mais afligem o campo. “As compras governamentais, hoje, fizeram com que muitas famílias de produtores não ficassem em situação difícil – porque trabalham com produtos que estão tendo o seu custo majorado, de forma continuada, e com preços na ponta que não reagem. Tenho orgulho de fazer parte deste elo”, declarou.

 

O DF tem ao todo nove conselhos (Brazlândia, Ceilândia, Lago Norte, Gama, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho e Vargem Bonita). Compostos pelo poder público, por organizações sociais e por representantes da sociedade civil, que são os produtores rurais organizados em associações, os Conselhos de Desenvolvimento Rural de cada região têm eleições bianuais para seus representantes da sociedade civil, pois os demais participantes são indicados por suas instituições.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br