A 3ª Semana do Produtor Rural do Paranoá, realizada pela Emater-DF, começou neste domingo (18) e segue até a próxima sexta (23) com várias atividades voltadas para os agricultores e pecuaristas da região. São oficinas diversas sobre manejo de aves, produção de picles, cultivo da uva e uma excursão técnica com foco em artesanato e turismo rural.
A programação desta segunda-feira (19) foi promovida na chácara da produtora Sandra Pereira Silva, na Colônia Agrícola Rajadinha I (RA Paranoá), onde foi realizada uma oficina sobre avicultura caipira. Durante o evento, o presidente da empresa, Cleison Duval, destacou que a produção de ovos tem proporcionado elevação de renda dos empreendedores rurais. “Temos incentivado especialmente a instalação de agroindústrias, que agregam valor ao negócio, aquecem a economia local e fortalecem a agropecuária do DF”, afirmou.
Os médicos-veterinários Ivan Marques e Elisa Dias, do escritório da Emater-DF no Paranoá, falaram sobre o manejo das aves, instalações apropriadas para a criação e a ração correta dos animais. “A alimentação representa cerca de 70% dos custos de produção, e são fundamentais na qualidade tanto da carne quanto dos ovos”, ensina Ivan Marques.
Já Elisa Dias enxerga um alto potencial de crescimento da avicultura na região. “Temos apoiado alguns produtores que estão crescendo, e isso despertou o interesse daqueles que ainda trabalham com uma produção menor de ovos”, explica.
Sandra Pereira Silva, que trabalha com avicultura (patos e galinhas), além de hortaliças, informa que a propriedade atua no modelo agroecológico. “Todos nossos produtos são tratados com insumos e alimentação natural. A Emater tem dado um suporte muito importante, já que os custos da contratação de agrônomos, veterinários ou zootecnistas são altos para o pequeno agricultor”, avalia.
A programação começou no domingo, com a “Emater em Ação”. Na ocasião, técnicos da empresa no Paranoá prestaram assistência aos produtores que atuam na Feira do Paranoá, com emissão de carteiras e orientações diversas. O presidente Cleison Duval também esteve no evento, ouvindo demandas dos agricultores.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br