Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/21 às 21h35 - Atualizado em 15/09/21 às 9h04

Abertura da Semana do Alimento Orgânico destaca benefícios para a saúde

 

Secretário-adjunto de agricultura, Luciano Mendes, fala na abertura da Semana do Alimento Orgânico

 

 

Nesta terça-feira (14) foi oficialmente aberta a Semana do Alimento Orgânico em solenidade realizada na Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra). Com o tema “Sabor e Saúde em Sua Vida”, a campanha tem o objetivo de estimular o consumo e a produção destes alimentos.

 

Com uma área de produção de 598,36 hectares, o Distrito Federal tem 257 produtores certificados em orgânicos, com cadastro no Ministério da Agricultura. Em 2020, o Valor Bruto da Produção (VBP) de orgânicos – que é calculado multiplicando a produção agropecuária e os preços médios recebidos pelos produtores (produção x R$) – foi de R$ 105,7 milhões.

 

Para o  gerente do Escritório Especializado em Agricultura Orgânica e Agroecologia da Emater-DF, Daniel Oliveira, “além de ganhos financeiros, o alimento orgânico contribui para a saúde não apenas de quem consome, mas também de quem produz”.

 

Representando as organizações de produtores rurais, Verinaldo da Silva Sousa destacou na solenidade de abertura os avanços da produção orgânica. “Hoje as pessoas reconhecem o valor do alimento orgânico e diminuímos os gargalos referentes à tecnologias de produção. Entretanto, ainda há o que avançar nas políticas públicas de comercialização”.

 

A importância e o crescimento da cadeia produtiva de orgânicos foi destacada durante a abertura. O secretário-adjunto de Agricultura, Luciano Mendes, representando o secretário, Candido Teles, destacou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável. “Quanto olhamos para o futuro devemos nos preocupar com o local onde vivemos. Para que esse futuro seja o melhor possível, estamos construindo, com a participação de 35 instituições e submetendo às organizações de produtores rurais, um Plano de Desenvolvimento Sustentável, com ações concretas para os próximos 20 anos”, falou Mendes.

 

Já o Superintendente Federal de Agricultura no DF, William Barbosa, disse que foi muito importante a reativação do Comitê da Produção Orgânica (CPOrg) do Distrito Federal, que é formado por 16 instituições da sociedade civil e governamentais participantes. “O planejamento, com a articulação e participação das instituições da sociedade civil e governamentais, é essencial para o desenvolvimento da produção”, falou. Ele destacou também a importância da Emater-DF no apoio e acompanhamento dos produtores de orgânicos.

 

Programação

 

Além de palestras online, é possível conferir uma feira de alimentos orgânicos e flores até sábado, na granja do torto.

 

 

Confira a programação das palestras:

 

Quarta (15)
10h30: Contribuições das instituições públicas na produção orgânica.
14h: Orgânicos: mais do que alimento, um estilo de vida.
15h30: Preparando um prato orgânico com mais sabor e saúde
17h: A ciência na produção dos orgânicos.

 

Quinta (16)
10h30: Compras governamentais: oportunidades para os orgânicos.
14h: Garantias no alimento orgânico; conheça todo processo.
15h30: Melhorando sua produção orgânica através do crédito.
17h: Participação dos jovens na produção orgânica.

 

Sexta (17)
9h: Utilizando o controle biológico na produção de orgânicos.
10h30: Pagamentos por serviços ambientais: possível caminho para produção orgânica?
15h30: Aumento da sustentabilidade na produção orgânica: insumos e práticas.
17h: Sistemas de produção orgânica: casos de sucesso.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br