Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/21 às 19h54 - Atualizado em 2/07/21 às 20h19

Representantes do Sistema Agricultura visitam instalações da Cooperativa Agropecuária do DF

Encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (2), na sede da Coopa-DF, no PAD-DF

 

 

Para conhecer de perto o funcionamento da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), dirigentes do Sistema Agricultura do DF estiveram na cooperativa na manhã desta sexta-feira (2). O grupo, formado pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, pelo secretário de Agricultura, Candido Teles, e pelo presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio, foi recebido pelo presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, e pelo vice-presidente, Leandro Maldaner.

 

Assistência, clima e tecnologia fazem DF ter produtividade agrícola maior que média nacional

 

Durante o encontro, o presidente da Coopa-DF apresentou as instalações, o funcionamento e a produção de soja e trigo pela cooperativa. Passaram pelo Moinho de Trigo, onde é processada a farinha da marca Buriti, conheceram o controle de qualidade das sementes de soja, o galpão onde é feito o processamento, bem como máquinas e equipamentos utilizados na estrutura.

 

O presidente da Coopa-DF explicou todo o processo de funcionamento da cooperativa ao grupo

 

O grupo também tratou de temas importantes para o desenvolvimento rural na região, como a melhora dos sinais telefônico e de internet, questões tributárias, a importância da cooperativa para os moradores da região, bem como sua importância econômica, com destaque na produtividade de grãos. O chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, os assessores da direção Mesaque Barbosa e Carla Paranhos, e o secretário-executivo da Seagri-DF, Luciano Mendes, também participaram do encontro.

 

Com aproximadamente 170 cooperados do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, a Coopa-DF é  referência em produtividade e qualidade de grãos. Brenner falou sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa junto aos cooperados e também junto aos pequenos produtores de grãos.

 

Moinho de Trigo, onde é processada a farinha da marca Buriti

 

A presidente da Emater-DF reafirmou o compromisso das entidades com o campo e com a melhoria das condições para empreender, gerar emprego e renda nas áreas rurais. “Estamos unidos em prol do campo, em prol de levar desenvolvimento sustentável e condições de trabalho”, disse.

 

O secretário de Agricultura elogiou a organização da cooperativa e o desenvolvimento que ela levou para a região. “É bom ver a grandeza dessa cooperativa, o que eles fazem pelos cooperados e a quantidade de farinha de trigo que sai daqui para os mercados e panificadoras”, ressaltou.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br