Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/21 às 23h55 - Atualizado em 10/09/21 às 23h55

Reforma beneficia cerca de mil produtores atendidos pela Emater-DF em Rio Preto

COMPARTILHAR

Entrega da obra foi realizada nesta quinta-feira, em Rio Preto

 

Desde 1979  abrigando extensionistas da Emater-DF e recebendo diariamente produtores rurais da região, o Escritório Local da Emater-DF em Rio Preto passou por reformas e foi reinaugurado. Acessibilidade, privacidade e bem-estar são alguns dos benefícios que os agricultores poderão contar no local. Para os técnicos, um ambiente mais agradável de trabalho.

 

Atualmente, a Emater-DF na região atende aproximadamente mil produtores rurais e o cultivo local se destaca na produção de grãos em geral, hortaliças e frutas diversas. Em solenidade realizada com a presença de autoridades do Sistema Agricultura, composto pela Emater-DF, Ceasa-DF e Secretaria de Agricultura, técnicos e produtores comemoraram a entrega.

 

Todos os ambientes do escritório sofreram alterações. O telhado foi trocado, assim como pisos e janelas. Os banheiros foram reformados, a pintura das paredes foi refeita e o espaço interno foi melhor aproveitado com a separação de salas, feitas com drywall. Com a divisão interna, cada técnico que atua na região terá seu espaço restrito para fazer os atendimentos de forma individualizada, o que dará maior privacidade às demandas e relatos dos produtores.

 

Evento foi realizado nesta quinta-feira e contou com representantes da agricultura do DF

 

“Essa casa é do produtor rural. Nossos técnicos estão aqui por eles. Não tenho dúvidas de que o espaço será muito bem aproveitado”, ressaltou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, que também agradeceu a parceria da Seagri e da Ceasa, bem como do deputado distrital Roosevelt Vilela, que destinou emenda parlamentar para a obra. Denise também agradeceu a presença dos gerentes da Emater que participaram do evento.

 

Outra alteração importante e significativa foi realizada na garagem, que foi planejada para funcionar também como um auditório, onde serão ministrados cursos e palestras diversas. A reforma teve início em dezembro de 2020 e foi finalizada em agosto de 2021.

 

Com trabalhos de assistência técnica e extensão rural, a Emater-DF auxilia os produtores e importantes cooperativas da região, como a Cooperativa Agropecuária do Rio Preto (Coarp), a Cooperativa de Agricultura Familiar Mista do Distrito Federal (Coopermista) e a Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF (Multiflor). Na região, a Emater também realiza trabalhos diversos com as mulheres rurais, buscando mostrar alternativas de renda, com objtivo de torná-las protagonistas de suas próprias histórias.

 

“O escritório vai poder acolher melhor os produtores e dar um melhor ambiente de trabalho aos nossos técnicos. O espaço ficou mais aconchegante e arejado”, ressaltou o gerente local da Emater-DF, Eduardo Damásio, que também afirmou que, na época das chuvas, o espaço sofria com goteiras no telhado.

 

Gerentes de escritórios locais da Emater-DF participaram e celebraram a realização da obra

 

O secretário Candido Teles destacou o importante papel que a Emater tem junto aos pequenos produtores, com trabalhos de assistência técnica e extensão rural. “O valor do trabalho da Emater para o campo é grandioso. É só você pensar em Brasília sem a Emater. Nós agradecemos demais os extensionistas que prestam essa assistência técnica aos produtores rurais”, destacou.

 

O deputado distrital, Roosevelt Vilela, responsável pela Emenda Parlamentar que destinou os recursos para a reforma do escritório afirmou que a Seagri, Emater e a Ceasa estão entre as poucas entidades que executam praticamente 100% dos recursos destinados. “A gente vê que efetivamente o recurso está sendo bem aplicado e vai reverberar em uma melhora na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o deputado.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br