Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/24 às 14h57 - Atualizado em 4/12/24 às 14h57

Prosa técnica sobre cultivares de mandioca reúne extensionistas da Emater-DF e pesquisadores da Embrapa no PAD-DF

COMPARTILHAR

Evento reforça o alinhamento técnico e apresenta novas variedades para fortalecer o cultivo da mandioca no DF

 

 

Com objetivo de trocar conhecimentos, alinhar informações técnicas, discutir os desafios do cultivo e apresentar soluções para a mandioca de mesa no Distrito Federal, técnicos da Emater-DF e pesquisadores da Embrapa se reúniram no PAD-DF, na manhã desta terça-feira (4), para uma Prosa Técnica. O evento reuniu 34 participantes ao lado de uma plantação de mandioca no Parque Ivaldo Cenci, onde ocorre anualmente a AgroBrasília. Durante o evento, a Embrapa apresentou aos técnicos a variedade BRS 429, que se destacou pela alta produtivadade e qualidade.

 

“O nivelamento técnico é essencial para garantir que os extensionistas levem ao campo as soluções mais atualizadas e adaptadas à realidade dos produtores. É também uma oportunidade para que os pesquisadores conheçam as demandas do campo e direcionem suas pesquisas de forma prática e aplicável”, destacou o zootecnista Hélcio Henrique Santos, da Emater-DF.

 

O encontro contou com apresentações dos pesquisadores Josefino Ribeiro, Jorge Antonini e Núbia Simas, da Embrapa, que abordaram temas como manejo da cultura, controle de pragas e impacto da irrigação no cultivo da mandioca. A integração entre pesquisa e extensão foi marcada por discussões sobre densidade de plantio, manejo do solo, controle de doenças e novos protocolos para otimizar a produção.

 

“Essa interação é fundamental para que possamos trazer ao produtor soluções mais eficazes e atualizadas. Uma das novas variedades apresentadas mostrou-se promissora em testes iniciais, com produtividade alta e excelente qualidade de mesa, sendo uma alternativa para aumentar a competitividade dos nossos agricultores”, afirmou Clarissa Campos, engenheira-agrônoma da Emater-DF.

 

Durante a Prosa, os participantes visitaram a área experimental de mandioca, onde uma planta com um ano de cultivo alcançou 7,5 kg de raízes. “Se aplicarmos o padrão de plantio de um metro por um metro, a estimativa seria uma produção de 75 toneladas por hectare, muito acima da média nacional, que varia entre 19 toneladas no DF e 22 toneladas no Rio Grande do Sul”, ressaltou Hélcio Henrique.

 

Novas ações em andamento
O evento também gerou encaminhamentos importantes, como a distribuição de ramas de mandioca para validação da nova cultivar em escritórios da Emater-DF. Além disso, foi proposta a criação de materiais técnicos sobre manejo de plantas daninhas e protocolos simplificados para facilitar a implementação das práticas pelos produtores. Com a mandioca ganhando destaque como cultura estratégica no Distrito Federal, o evento une pesquisa e extensão para potencializar os resultados no campo.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br