Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/21 às 10h23 - Atualizado em 2/09/21 às 10h23

Projeto Aqua+ leva técnicos e pesquisadores a propriedades de aquaponia

COMPARTILHAR

 

Técnicos extensionistas da Emater-DF e da Embrapa Hortaliças visitam propriedades de Aquaponia

 

Produzir mais, com menos água é o objetivo do projeto Aqua+ da Emater-DF. Ele faz parte do Programa de Aquicultura da empresa e visa estimular boas práticas na aquicultura, com visitas técnicas individualizadas, atendimentos nos escritórios, reuniões técnicas e excursão de produtores a propriedades que servem de unidades de referência.

 

Como parte das ações do projeto, foram realizadas na última semana visitas a duas propriedades de aquaponia na região do Distrito Federal. As visitas contaram com a participação de técnicos extensionistas da Emater-DF e pesquisadores da Embrapa Hortaliças.

 

O objetivo das visitas foi compartilhar as experiências entre produtores, extensionistas e pesquisadores, avaliando a situação atual da atividade e a parceria no estabelecimento de protocolos para a criação integrada de peixes e plantas.

Produção de morangos em aquaponia

 

Segundo o extensionista rural da Emater-DF Adalmyr Borges, entre as vantagens da aquaponia está a otimização do uso da água – a mesma que é usada pelos peixes, vai para as plantas e depois volta para o sistema. Nesse sistema, pode-se reaproveitar até 90% da água. É ideal para pequenos espaços.

 

O projeto Aqua+ da Emater-DF acompanha aquicultores da região proporcionando assistência técnica especializada e continuada e tem como objetivos o impulso na produtividade e o uso eficiente dos recursos hídricos. Por meio do projeto a Emater-DF tem como objetivo aumentar a produtividade e produção local para o abastecimento do mercado regional e geração de emprego e renda nas propriedades do Distrito Federal.

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br