O Programa Fomento Rural combina duas ações: oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) e a transferência de direta de recursos financeiros não reembolsáveis às famílias, por meio do cartão do Programa Bolsa Família, no valor de R$ 2,4 mil. Segundo a extensionista Sônia Lemos, “o objetivo é apoiar a estruturação produtiva das famílias rurais mais pobres ou ampliar suas atividades geradoras de renda, de forma a terem uma alimentação mais saudável”.
No DF, são 300 famílias beneficiadas pelo programa. No assentamento Três Conquistas, no Paranoá, 10 famílias participam do programa. Aline Valério de Souza é uma delas. Com projeto produtivo elaborado pela Emater e com o recurso da primeira parcela, construiu um galinheiro para aves de postura. “Os ovos serão para a família comer, melhorar nossa alimentação, mas o que sobrar quero vender”, conta Aline. Já Maria Domingas Ribeiro fez um galinheiro para criar aves para corte. “Aqui o que não falta é gente procurando galinha para comprar”, diz Domingas.
O fomento para execução dos projetos é pago em duas parcelas. Caso a primeira seja utilizada conforme projeto, a segunda parte é liberada. O programa é de responsabilidade conjunta do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), executado em parceria com a Emater-DF e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento (Seagri-DF).
Para implantação do programa no DF, a Emater realizou o cadastro e renovação de famílias no CadÚnico; diagnósticos das unidades produtivas; termos de adesão no Siater; e os projetos de estruturação produtiva.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br