Campanha da Emater-DF facilita a logística e fortalece a consciência sobre o correto descarte para o meio ambiente e saúde de todos
A coleta de embalagens de defensivos agrícolas promovida pelo escritório da Emater-DF em Tabatinga foi recorde na região. Ao todo, 38 produtores rurais devolveram 6.217 embalagens usadas entre 2020 e 2022. Em função da pandemia, não houve recolhimento desses vasilhames em 2020 e 2021. A ação faz parte da Campanha de Recolhimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas realizada pelos escritórios da empresa com apoio da Secretaria de Agricultura do DF e Associação das Empresas do Agronegócio (Aeagro).
A campanha foi idealizada pela Gerência de Meio Ambiente da Emater-DF em 2013. Desde então, os técnicos extensionistas vêm trabalhando para criar e fortalecer, nos produtores rurais, a consciência sobre a importância do descarte correto para a preservação do meio ambiente e para a saúde de todos.
Getúlio Michalski é produtor em Tabatinga. Foto: Alessandro Rangel/Emater/DF
O produtor Getúlio Michalski (68) participa da campanha desde o primeiro ano e nesta edição entregou 8 bags de embalagens usadas entre 2020 e 2022. “Uma das melhores coisas que a Emater está fazendo é essa campanha pois beneficia todos nós, o produtor familiar, o pequeno produtor e o médio. O grande já tem caminhão para entregar, nós não. Então, esse serviço passa de bom, passa de ser ótimo, é excelente”, disse. Além de ser um grande participante da campanha, o produtor Getúlio Michalski incentiva os mais jovens. “Eu brigo por esse trabalho da Emater, incentivo a gurizada e falo: não joguem fora, vamos botar nos bags que a Emater faz o programa e leva lá”.
O gerente do escritório da Emater-DF de Tabatinga, Alessandro Rangel, explica que o trabalho feito pela equipe da empresa, com o apoio da Seagri e da Aegro, facilita muito para os médios e pequenos produtores, uma vez que não têm caminhão para fazerem o transporte adequado dos vasilhames. “A gente sintetiza tudo aqui, faz a ficha do produtor e leva tudo pronto para eles”.
Os técnicos extensionistas fizeram o cadastro do produtor e a devida separação por tipo de defensivo, tamanho e qualidade da embalagem. O material recolhido foi levado para a Associação dos Produtores Rurais de Tabatinga (Agrotab), recolhidos pelo caminhão da Seagri e entregues à Unidade de Recolhimento de Embalagens Vazias (UREV) da Aeagro.
Consciência ambiental
6.217 embalagens de defensivos foram devolvidas em Tabatinga. Foto: Alessandro Rangel/Emater-DF
“Que benefício para a natureza! Foi a coisa mais importante que a Emater-DF fez. Eu sou ambientalista, sempre gostei da natureza, sempre defendi não agredir a natureza. Então, eu brigava com as pessoas para elas não queimarem as embalagens. Antigamente, elas deixavam as embalagens jogadas, queimavam. Mas graças a Deus a Emater entrou na jogada e resolveu esse problemão”, indagou o sr. Michalski.
“Essa consciência faz parte dos produtores do DF. Estamos aqui numa região produtora de grãos e eles já têm essa consciência ambiental e todos já têm essa responsabilidade tanto sociais quanto ambientais. Eles não estão interessados só em produzir, sabem que a terra e a água são recursos finitos, se ele não cuidar bem, não terá de onde tirar o seu próprio sustento”, afirmou Alessandro Rangel.
Getúlio Michalski mora em Tabatinga há 23 anos e, quando se estabeleceu na região, iniciou a atividade agrícola plantando diversas hortaliças, no entanto, por falta de mão de obra migrou o plantio para soja, milho e feijão. Atualmente, a região é grande produtora de grãos e a qualidade e o desempenho da produção são resultado do investimento em boas técnicas de manejo, das quais tem destaque o uso de defensivos agrícolas.
Legislação
Caminhão da Seagri faz o transporte até o depósito da Aegro no PAD-DF. Foto: Alessandro Rangel/Emater-DF
A necessidade do adequado descarte das embalagens de defensivos agrícolas decorre de serem produtos químicos fortes que mal utilizados causam danos ao meio ambiente e às pessoas. Assim, a Lei nº 7.802/89, regulamentada pelo decreto nº 4.074/2002, define regras que devem ser seguidas desde o momento em que o produto é submetido à aprovação para comercialização, na qual é preciso ser analisado por três órgãos governamentais diferentes — a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); sua prescrição de uso, com o receituário agronômico e a emissão de um documento que reúne as informações de segurança acerca do produto (ficha de emergência); até o momento do descarte das embalagens vazias.
De acordo com o decreto, a destinação final de sobras e de embalagens deve ser para instalações adequadas para o seu recebimento, nas quais ficarão armazenadas até que sejam recolhidas pelas empresas titulares do registro, produtoras e comercializadoras do produto. A Aeagro é um posto de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas do DF e está situada a 60 km de Brasília, no PAD-DF. O local atende produtores de grãos, frutas e hortaliças da região leste do DF.
Calendário de coleta
A Emater-DF programou, por meio dos escritórios regionais, um calendário para que os produtores rurais possam levar as embalagens vazias dos defensivos agrícolas. No entanto, só entrarão na campanha as regiões com demandas pelos produtores. Confira abaixo os escritórios confirmados:
– Planaltina: 26/06
– Pipiripau: 20/07
– Fazenda Largo: 27/07
– Rio Preto 10/08
– Taquara: 17/08
– Gama: 06/09
– Vargem Bonita: 20/09
– Planaltina (Jardim Morumbi): 22/09
– Riacho Fundo I: 27/09
– Ceilândia: 05/10
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br