Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/21 às 18h40 - Atualizado em 25/06/21 às 19h07

Produtores do Jardim e PAD-DF comemoram pavimentação da DF-285 

 

Governador Ibaneis Rocha fala durante inauguração da DF-285

 

Produtores rurais da região do PAD/DF, moradores do núcleo rural do Jardim e caminhoneiros que precisam transitar pela DF-285 já podem contar com mais segurança ao trafegar pela via. O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta sexta-feira (25), 13,2 km de pavimentação asfáltica no local. Reivindicada há mais de 30 anos por moradores da região, a obra representa dignidade e maior segurança para o transporte de alimentos produzidos na região. 

 

O líder comunitário do Núcleo Rural Jardim II, Luiz Angelo, afirmou que a DF-285 é um escoador de riquezas e que há muito tempo precisava ser tratada como uma via de importância estratégia para o DF. “A palavra da comunidade é gratidão. A pavimentação da DF-285 é um sonho de nossos pais e avós e que agora começa a se realizar”, disse, ao agradecer o governador.

 

Além de beneficiar os cerca de 1,3 mil moradores do núcleo rural e melhorar as condições de transporte da produção agrícola local, que tem um dos maiores índices de produtividade de grãos do país, a pavimentação também beneficia produtores das cidades mineiras de Unaí, Cabeceira Grande, Buriti de Minas e Palmital, que utilizam a via para escoar a produção agrícola. 

 

Inauguração da DF-285 foi realizada na manhã desta sexta-feira (25)

 

O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância da obra. “O dia de hoje é um dia de muita alegria. Eu fico feliz pelos produtores rurais. O Distrito Federal tem, talvez, percentualmente a maior produção rural do país. Nós temos desde os pequenos produtores, que são amparados pela Emater, até os grandes produtores de soja e de trigo, além de um projeto que me encanta muito, que agora começa a tomar corpo com apoio da Fape [Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal], que é o nosso circuito dos vinhos do Distrito Federal. Nos vamos transformar o Distrito Federal em um dos maiores produtores de vinho deste país”, apontou.

 

Ao todo, foram investidos na obra R$ 20,6 milhões. Os recursos foram aplicados na pavimentação de duas faixas de rolamento numa extensão de 13,5 km, entre o final do trecho de 6,5 km até o entroncamento com a DF-100. O serviço compreendeu a construção de acostamento e execução da sinalização horizontal e vertical.

 

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Júnior, ressaltou que a inauguração da via também representa a inauguração do projeto Caminho das Escolas. A via asfaltada também leva à Escola do Núcleo Rural Jardim II. “A gente fica muito feliz de estar realizando uma obra dessas, que a gente sabe a utilidade que tem”, disse.

 

Representantes do Sistema Agricultura comemoram inauguração que vai beneficiar produtores rurais

 

Representando o Sistema Agricultura, o secretário de Agricultura, Candido Teles, agradeceu o empenho do governador e das autoridades presentes nas realizações que vêm sendo entregues no campo, como a regularização fundiária e os canais de irrigação que estão sendo feitos e revitalizados. “Esse governo faz obra na cidade e obra no campo”, ressaltou Teles, que esteve na solenidade com o secretário-executivo da pasta, Luciano Mendes.

 

Acompanhada da diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, e do chefe de gabinete, Cleison Duval, a presidente da empresa, Denise Fonseca, participou da cerimônia e também comemorou a infraestrutura, que vai proporcionar desenvolvimento para os produtores rurais da região. “É uma felicidade muito grande para gente e imagina para quem mora aqui ou depende dessa via.” O presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio, e os gerentes dos escritórios locais da Emater no Jardim, Rafael Ventorim, e do PAD-DF, Marconi Moreira, bem como extensionistas da empresa, participaram do momento.

 

O presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente (MDB), esteve no evento e reforçou que a Câmara vai trabalhar para que o campo receba mais verbas para pavimentação dentro das comunidades. Também estiveram presentes o vice-governador, Paco Britto, o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, o administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Cassimiro, a deputada federal Celina Leão (PP-DF), a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e os distritais Cláudio Abrantes (PDT), Hermeto (MDB), Valdelino Barcelos (PP), Júlia Lucy (Novo), Reginaldo Sardinha (Avante) e Roosevelt Vilela (PSB), além de diversas outras autoridades. 

 

Pavimentação asfáltica da DF-285, inaugurada nesta sexta-feira (25)

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br