Governo do Distrito Federal
10/10/22 às 10h35 - Atualizado em 11/10/22 às 11h09

PGT tem o desafio de se tornar um dos mais importantes polos da tecnologia agrícola do país

COMPARTILHAR

Durante abertura oficial da Expoabra 2022, autoridades destacaram que o DF é case de alta produtividade e exemplo do desenvolvimento agrícolal sustentável

 

 

O presidente do Parque Granja do Torto (PGT), Eugênio Farias, coordenou na manhã desta terça-feira (13 de setembro) a abertura oficial da Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra) 2022, que contou com a presença de autoridades federais e do Distrito Federal. O evento segue até o próximo dia 18, com o objetivo de promover o setor agropecuário do Distrito Federal, apresentando inovações e tecnologia de ponta, além de contribuir para economia e geração de PIB.

 

O secretário de Governo do DF, José Humberto, representou o chefe do governo local e destacou que o polo tecnológico que a Expoabra representa é uma referência para o desenvolvimento agrícola da região.

 

“O que tem de ficar aqui no DF é a tecnologia, é o conhecimento, é o desenvolvimento sustentável. O nosso quadrilátero é pequeno, mas tem de ser a caixa de ressonância da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento agrário para todo o Brasil. Nós temos potencial acadêmico para isso e condições para fazer e é uma missão boa para o DF”, afirmou José Humberto.

 

A presidente em exercício da Emater-DF, Loiselene Trindade, participou da cerimônia de abertura e ressaltou que a presença da enorme quantidade de pessoas, autoridades e instituições resulta do comprometimento com o agronegócio responsável. “Estamos numa semana comprometida com a pesquisa e com ciência, haverá muitas palestras, eventos e a Emater-DF se faz presente como parceira deste grande projeto do Governo do Distrito Federal e do PGT, que visa o desenvolvimento agropecuário sustentável e responsável”, disse.

 

Polo tecnológico

De acordo com o presidente do PGT, Eugênio Farias, o PGT está no imaginário coletivo da capital de forma mítica, por meio de grandes feiras agropecuárias e hoje tem o desafio de se transformar num polo tecnológico da agricultura sustentável, com o apoio das instituições parceiras. “Esse pessoal leva inovação e tecnologia e ensina o Brasil como desenvolver a nova agricultura, um alimento mais saudável e mais barato de se produzir e com escala possível para que a gente consiga fazer com que a população em geral usufrua desses produtos”, falou.

 

Parabenizando a Emater-DF pelo trabalho realizado junto aos produtores rurais do DF, o secretário de Agricultura, Candido Teles, ponderou que é uma das melhores Emateres do Brasil e afirmou a necessidade da regularização fundiária. “Temos um compromisso muito grande com os produtores rurais por meio da segurança e da paz social que a regularização fundiária levará ao campo”, declarou.

 

Participaram da abertura oficial da Expoabra 2022, o presidente da PGT, Eugênio Farias; os secretários de Governo e da Agricultura do DF, respectivamente, José Humberto e Candido Teles; a presidente em exercício da Emater-DF, Loiselene Trindade; o presidente da CNA, João Martins, o diretor do Senar, Daniel Carrara; o presidente da Fape/Senar, Fernando Cezar Ribeiro e o presidente da Frente Parlamentar da Câmara Legislativa do DF, Roosevelt Vilela.

 

A Expoabra é organizada pelo Parque de Exposição Granja do Torto (PGT) e Top 7 Entretenimento, com apoio do Governo do Distrito Federal, Secretaria de Agricultura, Emater-DF, Ceasa, Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP) e a Federação da Agricultura e Pecuária do DF.  O evento é voltado para produtores e empresários do agronegócio, entidades públicas e privadas, empresas do segmento rural, formadores de opinião, estudantes da área de ciências agrárias e a comunidade de forma geral.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br