Local vai concentrar instituições públicas, privadas e empresas dos ramos de biotecnologia e da tecnologia da informação e comunicação
Foi inaugurado nesta quinta-feira (21), o Parque Tecnológico Biotic, na Granja do Torto. O objetivo é que seja um local que integre academia, governo e iniciativa privada, com foco em pesquisa, desenvolvimento, inovação e startups, dos ramos de biotecnologia e tecnologia da informação e comunicação.
A inauguração foi realizada no edifício de governança, que são dois blocos de três andares, onde funciona a sede da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) e a maior unidade do País do SebraeLab, um ambiente baseado em coworking especialmente desenhado para a criação de negócios na área de tecnologia. O Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Embrapa também estarão no Biotic.
O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, acredita que o Parque trará desenvolvimento tecnológico, econômico e social também no campo. “É preciso que a Emater e os agricultores se conectem nesse movimento da agricultura 4.0, uma agricultura moderna em que a tecnologia da informação e da comunicação e a biotecnologia contribuam para a produtividade e qualidade de vida no campo. A Emater também deve estar presente e integrada à Biotic”, diz.
Segundo o técnico agrícola e assessor da Emater-DF, José Nilton Campelo, a agricultura não envolve apenas a produção de alimentos, envolve produção de biomassa, energia, conservação ambiental, produção de água. “Agricultura também é uma ciência e o serviço de extensão rural tem um importante papel educador de levar para o campo o que há de mais moderno e de trazer as demandas por tecnologia do campo para a pesquisa. E aqui no temos uma condição em que nenhum outro lugar tem. O campo está próximo da administração pública do País, das instituições de ensino e de pesquisa”, fala.
Carolina Mazzaro – Ascom – Emater-DF
Foto: Agência Brasília
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br