Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/25 às 17h33 - Atualizado em 31/07/25 às 17h39

Palestra da Emater-DF aborda potencial da cafeicultura aliada ao turismo rural

COMPARTILHAR

 

 

Aliar produção agrícola com turismo rural é uma estratégia cada vez mais promissora para diversificar a renda e fortalecer a agricultura familiar. De olho nesse potencial, a Emater-DF promoveu, nesta quarta-feira (30), uma palestra sobre turismo na cafeicultura, voltada a produtores do Distrito Federal. O evento aconteceu na sede da Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste), em Sobradinho, e reuniu cerca de 30 participantes, entre cafeicultores e empreendedores iniciantes no cultivo do grão.

 

Segundo a economista doméstica Joseane Lima, do escritório da Emater-DF em Sobradinho, o objetivo é despertar o interesse do produtor pela rota da cafeicultura. “O turismo em conjunto com a cafeicultura garante uma renda extra, valorização das mulheres e jovens, preservação ambiental, integração da comunidade e divulgação da cultura e produção local”, enumera.

 

Colheita de grãos, gastronomia — incluindo harmonização de café com queijos e doces — e hospedagem são apenas algumas das ideias que o produtor pode adotar para oferecer em sua propriedade. “Tudo isso feito com planejamento de custos, produtos, serviços e divulgação, pode resultar no sucesso do empreendimento”, complementou a extensionista.

 

Já a turismóloga Zaida Regina, da Emater-DF, destacou que a cafeicultura “cabe” em diferentes modalidades. “A produção se encaixa em turismo rural de experiência, gastronômico ou cultural. Nesse sentido, o visitante acaba valorizando mais o produto, pois ele enxerga o processo de produção, conhece os valores da comunidade, tudo isso despertando nele uma ligação emocional”, explica Zaida.

 

Expansão do negócio

A aposentada Ziame Pires Ferreira se tornou produtora de café recentemente, mas já deseja ampliar seus conhecimentos e explorar novos caminhos. “Meu objetivo principal é produzir um bom café, mas tenho outros planos. No futuro, me vejo abrindo uma cafeteria, oferecendo geleias e doces, por exemplo. A palestra de hoje mostrou como o turismo pode dar mais visibilidade para o meu trabalho, assim como uma fonte de renda complementar”, destacou.

 

Ziame Ferreira e o marido, Wilson José Ferreira, superaram as expectativas de produção com auxílio da Emater-DF: “nosso objetivo é continuar expandindo o negócio”

Com raízes na cafeicultura por influência do pai, Ziame relembra sua trajetória. “Eu já tinha experiência com café, mas só no ano passado que passei a investir na produção. A Emater me deu todo o apoio desde o começo, fazendo análise do solo, adequação, correção, e acabei tendo grandes resultados antes do esperado. Agora o objetivo é continuar melhorando e expandindo aos poucos.”


Grupo de Trabalho
Em 2022, a Emater-DF montou um Grupo de Trabalho para fortalecer a cadeia produtiva do café. Desde então, foram realizadas várias oficinas, palestras e visitas técnicas com o tema, que despertou o interesse de dezenas de produtores. Hoje, são 138 produtores do grão no DF. Só em 2024, a cafeicultura movimentou R$ 22,9 milhões. Foram quase 970 toneladas plantadas em 467 hectares.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 22 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br