Objetivo foi estimular o resgate da tradição que tem se perdido ao longo do tempo
Nesta quinta-feira (22), a 3ª Pegada Agroecológica da Emater-DF em São Sebastião promoveu um encontro especial entre agricultores e agricultoras, que se uniram para colher, descascar, lavar e processar mandioca, transformando-a em farinha.
A atividade foi realizada na propriedade do casal Valdete e Geraldo José da Silva, no Assentamento 1º de Julho. Os produtores cultivam mandioca e domina as técnicas tradicionais de produção de farinha.
Segundo a economista doméstica da Emater-DF Alaíde Pereira da Silva, o objetivo é estimular o resgate de tradições que vêm se perdendo no meio rural. “O processo de produção de farinha agrega valor à produção de mandioca da região e queremos também estimular o encontro dos produtores e regatar este momento que costumava ser de troca de conhecimento, cantoria e de alegria. Isso tem se perdido e é importante resgatar”, explica Alaíde.
O produtor Luiz Martins de Sousa disse que quando criança era comum sentar junto aos adultos e participar do processo de fabricação de farinha. “Tenho memórias muito boas da infância e agora estou podendo reviver isso. Estou muito feliz de estar aqui no meio de tanta gente e participar disso”, contou Luiz.
Durante o evento, os participantes também receberam orientações sobre os principais cuidados e técnicas para garantir a fabricação de uma farinha qualidade.
3ª Pegada Agroecológica da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br