A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) desenvolve, desde 2009, o projeto “Cozinhando e Aprendendo com Gente Pequena”, que contempla trabalhos multidisciplinares com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis com o consumo de hortaliças e frutas pelas famílias rurais.
Na última semana, a unidade local da Emater no Gama começou a atividade na escola Córrego Barreiro, no núcleo rural Ponte Alta, envolvendo 20 crianças e seus pais.
A economista doméstica Carmem Pinagé fez uma apresentação do projeto, mostrou fotos de trabalhos feitos anteriormente e destacou a importância da participação dos pais para melhorar o hábito alimentar da família.
A nutricionista da Emater, Bruna Sousa Carvalho, explicou a importância da alimentação saudável, do equilíbrio na hora de comer, dos nutrientes e da atividade física para crianças e adultos.
Tendo como base o diagnóstico dos hábitos alimentares da família e a avaliação de peso e altura das crianças, as extensionistas sociais da Emater-DF desenvolvem atividades com o preparo de refeições saudáveis para mostrar aos pequenos e seus pais o valor nutritivo dos alimentos e os benefícios para a saúde humana. Em Ponte Alta, elas utilizaram uma abóbora da horta escolar para fazer uma receita de creme, feito com leite, e dim dim (geladinho). Também foi utilizado jogo educativo com balões, no qual os alunos tinham que responder questões sobre alimentação saudável.
O projeto possui diversas oficinas agendadas para este ano e é realizado por vários escritórios da Emater-DF.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br