Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/22 às 11h58 - Atualizado em 11/10/22 às 10h34

Oficina da Emater-DF ensina como produzir mais gastando menos com adubação

COMPARTILHAR

Produtores aprenderam a preparar biofertilizante com Microrganismos Eficientes, que tem baixo custo e fácil de fazer

 

 

Fazendo parte da programação da Semana de Integração Rural 2022 da Emater-DF de Vargem Bonita, produtores rurais da região participaram, nesta terça-feira (20 de setembro), da oficina “Como produzir mais gastando menos com adubação – Faça os micro-organismos trabalharem para você”.

 

Ministrada pelo gerente de Agroecologia e Produção Orgânica da Emater-DF, Daniel Rodrigues de Oliveira, a capacitação contou com uma apresentação teórica sobre a biologia do solo e como microrganismos são usados como nutrientes para plantas e animais. Na parte prática, os produtores aprenderam como preparar um biofertilizante com Microrganismos Eficientes (E.M.).

 

De acordo com Daniel Rodrigues, os microrganismos são um complexo de fungos, bactérias, protozoários e nematoides do solo que, por meio de uma rede intrincada e complexa, conseguem trazer vantagens para as plantas. Assim, a adubação feita a partir desses elementos pode ser usada em qualquer cultura com muitas vantagens.

 

“Uma das vantagens é a questão de sanidade para a planta, pois ela cria um ambiente mais propício. Assim, a planta consegue viver num ambiente mais equilibrado e, consequentemente, ela terá menos doença. A planta tem o seu sistema imunológico, ela consegue se defender de várias coisas e quando a gente cria um ambiente onde ela consegue expressar ao máximo isso, ela vive melhor, com menos ataques de pragas e doenças e consegue produzir mais. Além disso, essa adubação tem baixo custo para o produtor e observa os princípios naturais, permitindo utilizá-los em seu benefício”, destacou o extensionista rural.

 

Produzir mais gastando menos

O produtor rural Melquíades Pires Siqueira tem uma propriedade na região de Águas Claras e participou da oficina com o interesse em elevar a capacidade nutricional de uma área onde quer plantar pimentão e onde foi cultivado tomate por cinco anos consecutivos. Atendido pelo escritório da Emater-DF de Vargem Bonita há mais de 30 anos, o produtor cultiva de tudo um pouco, tanto no modo convencional e orgânico quanto por hidroponia e cultivo protegido, e deseja reduzir o custo da sua produção agrícola.

 

“Tudo o que a gente aprende a produzir melhor já é uma forma de estar economizando nos gastos e a gente ganha mais. Se num espaço a gente tem uma produtividade de 30% e pode aumentar para 70%, olha quanta economia?”, declarou Melquíades.

 

A adubação feita com E.M. pode ser usada em qualquer cultura, é uma técnica acessível, de baixo custo e de fácil preparo. Além disso, é um produto amplamente utilizado e difundido na agricultura orgânica e convencional. Na oficina, os produtores aprenderam a produzir um modelo feito a partir da captura de microrganismos gerados em arroz cozido, ativados com melaço, garapa ou açúcar mascavo. A grande vantagem desse sistema, é que os microrganismos podem ser guardados até um ano para posterior uso.

 

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br