A Emater-DF promoveu, em Brazlândia, uma oficina prática sobre a produção e o uso das caldas bordalesa e sulfocálcica — alternativas de baixo custo e menor impacto ambiental no controle de pragas e doenças agrícolas — com foco na proteção do produtor, do consumidor e do meio ambiente.
Segundo o agrônomo da Emater-DF Rildon Oliveira, as caldas se destacam pela eficácia no controle de doenças provocadas por fungos, como míldio, ferrugem, requeima, cercosporiose, antracnose e manchas foliares, além de atuarem também contra bacterioses. “A bordalesa, por exemplo, exerce efeito repelente sobre insetos como cigarrinha verde, cochonilhas e pulgões. Já a sulfocálcica é indicada para o combate a insetos sugadores e apresenta ação acaricida e fungicida, sobretudo no controle de oídios e ferrugens”, explicou.
Além da eficiência, o extensionista também destacou as vantagens econômicas da iniciativa, podendo reduzir significativamente o custo de produção, com números chegando de 30% a 50%.
Outro ponto de destaque na oficina, que foi realizada nesta terça-feira (26), a foi o impacto positivo nas produções. O uso regular das caldas ajuda a diminuir perdas na propriedade, melhora a qualidade dos alimentos e fortalece a comercialização, já que os produtos chegam ao mercado em melhores condições.
As vantagens ecológicas também são atrativos importantes, já que as caldas são formas de defesa alternativas que não favorecem o surgimento de patógenos resistentes, apresentando baixa toxicidade aos inimigos naturais
Porém, mesmo se tratando de uma medida mais ecológica, Rildon ressalta a importância de cuidados durante o manuseio das caldas.“São produtos químicos, e o uso de equipamentos de proteção individual é indispensável. Luvas, máscaras e proteção ocular são recomendados, principalmente durante o preparo da calda sulfocálcica, para evitar contato com a pele e inalação da fumaça”, alertou.
A oficina faz parte das ações frequentes Emater-DF para estimular práticas agrícolas sustentáveis, difundindo técnicas que unem produtividade, economia e preservação ambiental. Para mais informações sobre as próximas oficinas, acesse o nosso site ou entre em contato com o escritório da Emater mais próximo.
*Edição e supervisão de Joelma Pereira
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br