Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/10/22 às 14h30 - Atualizado em 5/10/22 às 15h02

Oficina apresenta as possibilidades da baunilha natural

COMPARTILHAR

Evento foi realizado pela Embrapa em parceria com a Emater-DF

 

A produção e o processamento de baunilha pode ser uma boa alternativa de renda para o produtor familiar. Esse foi o tema de uma oficina que ocorreu entre os dias 27 e 29 (terça e quinta) de setembro, num trabalho conjunto entre a Emater-DF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A atividade reuniu cerca de 40 participantes, entre agricultores e técnicos, e foi composta de uma primeira etapa teórica e duas visitas a campo.

 

O coordenador do programa de Floricultura da Emater-DF, Carlos Morais, explica que a baunilha é uma orquídea. “A planta natural é a segunda iguaria mais valorizada do mundo, atrás apenas do açafrão espanhol. O manejo adequado e o processamento podem atender a uma demanda da alta gastronomia e, consequentemente, gerar elevação de renda ao produtor, levando desenvolvimento às famílias rurais”, avalia.

 

Produtores rurais acompanharam atentos às explicações

Durante os três dias de oficina, os participantes puderam ver de perto como se cultiva baunilha em sistema agroflorestal e em estufa, além de entender noções básicas de cultivo, produção de mudas, polinização e herborização, processamento e, por fim, as possibilidades de mercado.

 

O produtor Arnaldo dos Santos Rosa, conhecido como Xodó, vive na comunidade Kalunga Vão das Almas, no município de Cavalcante, norte de Goiás. Na região, há plantação de mandioca e arroz, dentre outras culturas. A partir da experiência com a oficina, ele acredita que poderá obter um lucro maior com o cultivo da baunilha. “Podemos aperfeiçoar o manejo e o processamento. É um pouco trabalhoso, mas compensa”, observa.

 

A visita da quarta-feira (28) foi na propriedade do produtor Rubens Bartholo, no núcleo rural Lago Oeste. Na quinta (29), foi a vez da produtora Anajúlia Heringer, do núcleo rural Tororó, receber o grupo. Em sua chácara, Anajúlia mantém dois tipos de cultivo: em sistema agroflorestal e estufa.

 

Extensionista Carlos Morais participou do evento

Origem
Um dos condimentos mais valorizados do planeta, a baunilha era bastante utilizada pelos povos astecas, que consumiam cacau saborizado com a fava. Durante o período de colonização, a orquídea foi levada para a Europa, onde teve alguma dificuldade para se adaptar, porém grande aceitação.

 

Atualmente, os principais produtores são Madagascar e Filipinas. O Brasil possui cerca de 30 espécies da planta, sendo que só no Cerrado, são cerca de dez. Carlos Morais lembra que a Embrapa Recursos Genéticos está trabalhando no melhoramento de algumas espécies locais.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br