Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/22 às 16h18 - Atualizado em 28/01/22 às 16h56

Novos membros dos conselhos regionais de desenvolvimento rural tomam posse

COMPARTILHAR

Participantes dos conselhos rurais vão atuar facilitando diálogo entre comunidades e governo no próximo biênio

 

 

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CRDRS) já têm novos membros. Os novos conselheiros tomaram posse em cerimônia simples na Casa do Cerrado, nesta sexta-feira (28). O evento foi restrito, devido à crise sanitária, e contou com a presença do secretário de Agricultura (Seagri) , Candido Teles, da presidente da Emater-DF em exercício, Loiselene Trindade, do presidente e do vice-presidente da Ceasa, Fábio Sousa e Petronah de Castro, respectivamente, além dos conselheiros.

 

Os novos participantes dos CRDRS atuarão no biênio 2022-2023. Os conselheiros são responsáveis pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, ferramenta onde são incluídas as prioridades de investimento em cada região rural. Atualmente, o Distrito Federal conta com conselhos em Brazlândia, Ceilândia, Gama, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Vargem Bonita, Lago Norte e Paranoá.

Loiselene Trindade fala durante a cerimônia de posse dos novos  conselheiros. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

O dirigente da Seagri destacou que os desafios da agricultura devem ser enfrentados conjuntamente com os CRDRS.

 

“A agricultura, sobretudo a familiar, é muito importante para este governo. Todas as demandas estão sendo atendidas pelo nosso governador Ibaneis Rocha. Se na cidade tem energia, no campo também deve ter. Se na cidade tem creche, no campo também deve ter e a Emater está à frente dessa implantação. Pois, se na cidade tem alimento, é o campo que produz. No entanto, para dar melhor assistência ao homem do campo, devemos estar integrados, o governo, as entidades e a comunidade. A nossa força é do tamanho da nossa união”, disse o secretário Candido Teles.

 

A presidente da Emater-DF em exercício, Loiselene Trindade, falou que o produtor rural é a razão do trabalho do Sistema Agricultura e que as reuniões do CRDRS são momentos de construção das políticas públicas.

 

“A área rural do Distrito Federal está representada aqui. Os novos conselheiros carregam uma responsabilidade única, porque a obrigação de cada um é trazer as demandas para construir novas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da nossa área rural. O Sistema Agricultura, formado pela Seagri, Emater e  Ceasa, é o braço do governo no campo e estamos com o nosso governador olhando para vocês com muito carinho. Nas reuniões, os conselheiros têm um papel fundamental de nos apontar as necessidades de cada região”, afirmou Loiselene Trindade.

 

Loiselene Trindade, o secretário Candido Teles, o conselheiro Luiz Uema, o presidente e o vice-presidente da Ceasa, Fábio Sousa e Petronah de Castro – Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

“Sabemos da importância do conselho para o desenvolvimento rural das regiões por causa das especificidades de cada uma, pelo produto produzido em cada região, e do papel dos conselheiros junto ao sistema governamental, em especial ao Sistema da Agricultura”, afirmou o presidente da Ceasa, Fábio Sousa.

 

O novo conselheiro da região de Vargem Bonita, Luiz Uema, ponderou  que os conselhos são renovados a cada dois anos, mas os problemas da área rural são os mesmos há 40. “Se o conselho e as associações de agricultores forem fortes, metade dos problemas estará encaminhado. A associação é a base do conselho. O principal é fortalecer essas instâncias para dialogar e encaminhar as soluções para o governo”, finalizou o produtor rural.

 

Os CRDRS, como órgãos consultivos, decidem como que parte do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), da Secretaria de Agricultura, serão aplicados em suas regiões. Pelo menos 40% do FDR-Social são destinados às demandas apresentadas pelos conselhos. Os CRDRS funcionam com base no decreto 33406/2011.

 

Confira quem são os novos presidentes e secretários-executivos, respectivamente, de cada região:

 

Brazlândia
Maria do Socorro Marques Miranda
Jenifer Gonçalves

 

Ceilândia
Reginaldo da Silva
Maria de Fátima

 

Gama
Maria José Ribeiro
Cristiano Varela

 

Lago Norte
Mônica Regina
Pedro Sérgio

 

Paranoá
Sandra Pereira
Roney Pereira

 

Planaltina
Edson Pereira
Olena Valente

 

São Sebastião
Francisco Soriano
Santa Cândida

 

Sobradinho
Anaildo Porfírio
Tarcísio Marques

 

Vargem Bonita

Luiz Uema
Maria Pereira

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br