Presidente da Emater-DF discursa durante a abertura da 30ª Assembleia da Asbraer em Brasília
A 30ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer, realizada nos dias 6 e 7 de agosto, discutiu o fortalecimento do serviço de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) pública e a expansão da tecnologia no campo, como meio de facilitar a vida do produtor rural, do extensionista e integrar os sistemas das Emateres com dados relevantes sobre a assistência técnica e extensão rural pública.
Com o sistema integrado entre as Emateres, a Asbraer pretende mensurar a atuação em nível nacional, demonstrando a qualidade e amplitude do trabalho da Ater, além de demonstrar onde necessita de maior atenção e orçamento. O encontro, que aconteceu em Brasília, contou presidentes, diretores e técnicos de TI das empresas de assistência técnica e extensão rural de cada estado.
Festa do Tambaqui distribui peixes e promove produção e exportação de pescado
Começa nesta quarta a 21ª Semana do Pimentão no núcleo rural Taquara
Diretores da Emater-DF e de várias Emateres do país prestigiaram o evento
A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, o presidente da Asbraer e da Empaer-PB, Nivaldo Magalhães, a vice-presidente nacional da Asbraer, Cleide Amorim, e o presidente da Embase, Marilson Ribeiro, abriram o encontro. Em seu discurso de abertura, Denise destacou a histórica contribuição da associação na vida de produtores em todo o país.
“A Asbraer promoveu inúmeras construções coletivas, onde os bons resultados para o país hoje são exemplos para o mundo, em políticas públicas em benefício dos agricultores, especialmente os familiares”, apontou.
Ela também ressaltou que a saída para os problemas dos agricultores que precisam do apoio do Estado passam pela extensão rural. Para a presidente da Emater-DF, o fortalecimento do sistema agricultura deve estar na pauta diária das instituições. Pela empresa, participaram do evento o diretor-executivo, Antonio Dantas, o técnico em TI Emerson Nascimento e a chefe de gabinete, Sheila Nunes.
A Assembleia contou com autoridades como o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, o presidente da Anater, Ademar Silva e dos deputados federais Zé Silva (Solidariedade-MG), Neri Geller (PP-MT), Carlos Gaguim (DEM-TO), Emidinho Madeira (PSB-MG) e Pablo Oliva (PSL-AM).
Emater 4.0
Técnicos de TI de 24 estadose do Distrito Federal estiveram no encontro para analisar a proposta Emater 4.0 e criarem um sistema único, que atenda a todas as associadas e integre as informações, tendo assim um Business Intelligence de Ater. Em dois dias de conversa e planejamento, os técnicos levaram uma proposta que agradou a todos.
Nos próximos dias será montada uma Comissão de TI da Asbraer para desenvolver um sistema que integre as informações e atenda às demandas e necessidades de todos os estados. O sistema vai buscar integrar todas as informações numa plataforma nacional.
Com informações da Asbraer
A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br