Emater-DF em Sobradinho realiza Dia de Campo para capacitar agricultores no cultivo da fruta
A Emater-DF realizou, na manhã desta quarta-feira (21), o Dia de Campo da Banana, no assentamento Contagem (região administrativa de Sobradinho II). O evento reuniu cerca de 90 agricultores da comunidade. Em cinco estações, os participantes puderam aprofundar os conhecimentos sobre técnicas de plantio, gestão da propriedade e comercialização desta fruta, que é a segunda mais consumida no país e tem um grande mercado consumidor em Brasília. A atividade foi organizada pela equipe do escritório da empresa em Sobradinho.
O produtor Fábio Luiz Valença, proprietário da chácara onde ocorreu o Dia de Campo, planta banana-prata há cerca de três anos. “Estamos cultivando a espécie ‘anã’, que tem mais aceitação no mercado”, explica o agricultor, que faz entregas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A meta, agora, é montar uma associação com os empreendedores da comunidade. “Juntos, poderemos ter mais acesso ao mercado.
A maioria da banana consumida em Brasília — uma estimativa de 200 toneladas por dia — vem da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. “A produção aqui ainda é pequena. Se conseguirmos incentivar o produtor a investir nessa atividade, o espaço para ele crescer é grande, o que vai aquecer a economia local e trazer mais renda e qualidade de vida para as famílias do campo”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Ruas, da Emater-DF em Sobradinho, que atende à chácara de Fábio.
Metodologia — O Dia de Campo é uma das metodologias mais tradicionais da extensão rural. Bastante didático e prático, o evento geralmente ocorre em uma propriedade que seja modelo de uma produção ou tecnologia específica. Na atividade dedicada à banana, foram cinco estações: implantação do cultivo da banana; irrigação; manejo de pragas; boas práticas agropecuárias; e comercialização e gestão da produção.
Durante o evento, houve degustação de pratos à base de banana, como doces, bolos e saborosos chips da fruta frita.
Estação 1: implantação do cultivo (Cleber Mendes dos Santos)
Estação 2: irrigação (Clarissa Campos)
Estação 3: manejo de pragas (Marcelo Ruas)
Estação 4: boas práticas agropecuárias (Eleutéria Pacheco)
Estação 5: comercialização e gestão (Hélcio Henrique)
Equipe do escritório da Emater-DF em Sobradinho
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br