Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/21 às 18h30 - Atualizado em 1/10/21 às 18h30

Maquinários e implementos agrícolas vão beneficiar 916 famílias do DF e Entorno

 

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) entregou, nesta sexta-feira (1º de outubro), na Casa do Cerrado, 104 maquinários e implementos agrícolas a 20 associações e cooperativas representativas de produtores rurais localizadas no DF e Entorno. A iniciativa beneficia 916 famílias de agricultores da região.

 

Quem fez a entrega oficial das máquinas foi o governador Ibaneis Rocha. “Fico muito feliz quando eu vejo famílias de agricultores recebendo equipamentos e máquinas. Isso tudo facilita a vida e fixa o homem no campo”, destacou o governador.

 

Entre os equipamentos estão tratores e microtratores com implementos e tanques resfriadores de leite. Eles foram adquiridos por meio de fontes diversas, como recurso de emenda parlamentar e convênios federais, totalizando um investimento de mais de R$ 2,2 milhões.

 

Conquista importante

 

As entidades de agricultores contempladas foram selecionadas por meio de chamamento público, que contou com a participação de 52 instituições. Os bens serão disponibilizados às associações e cooperativas por um período de até cinco anos, sem finalidade lucrativa, por intermédio de acordo de cooperação com a Seagri.

 

Para a presidente em exercício da Emater-DF, Loiselene Trindade, que participou do evento, a entrega dos equipamentos marca uma conquista importante para os produtores.

 

“Esses maquinários representam aumento de produção e qualidade de vida para os nossos produtores. A gente sabe a luta diária do homem do campo e o que isso representa”, apontou.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, destacou a representatividade da entrega. “São 916 famílias que beneficiadas com esses equipamentos, e isso tem uma importância muito grande para o campo”, disse.

 

Mais planejamento

Presidente de uma cooperativa no Buriti Vermelho, no Paranoá, Ismael Jesus dos Santos, participou do evento representando 35 cooperados, produtores de hortaliças e frutas. Ele contou que grande parte da produção é escoada por meio de programas governamentais e comemorou o repasse dos equipamentos.

 

“Agora os produtores vão poder fazer uma boa programação no terreno, produzir mais e reduzir o emprego de mão de obra, que está muito difícil. Quanto mais mecanização chegar na zona rural, melhor vai ser para qualidade de vida dos nossos produtores”, afirmou.

 

De acordo com o gerente da Emater-DF no Núcleo Rural Jardim, Rafael Ventorim, que atende os agricultores cooperados, a cooperativa produz atualmente 100 toneladas de alimentos por ano e agora, com os equipamentos, já pode planejar ampliar a produção. “A expectativa da cooperativa é dobrar a produção e aumentar o mercado. Com uma produção maior, vão poder entregar mais alimentos na cidade”, afirmou.

 

Regularização fundiária

No evento, também foram entregues contratos de regularização de terras públicas rurais no DF e cartas de crédito do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural (FDR), com recursos da ordem de R$ 375 mil.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Com informações da Seagri-DF.

 

 

Com informações da Seagri-DF e Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br