O agricultor Vilson Martins da Silva produz hortaliças folhosas na Colônia Agrícola Cabeceira do Valo, na região administrativa da Estrutural. A partir de agora, suas alfaces, brócolis, rúculas, cebolinhas, salsas, coentros e couves vendidas em mercados da cidade estão com uma garantia a mais de qualidade: Vilson recebeu, da Emater-DF, o Certificado de Infraestrutura do Programa Pro-Folhosas.
Segundo a extensionista Ana Paula Rosado, da Emater – Brasília, a propriedade do agricultor é avaliada em vários aspectos. “Primeiro, fazemos um plano de adequação, onde o produtor é orientado a observar não só a higiene do produto mas também do ambiente, cuidados na aplicação de insumos, formas corretas de armazenamento e transporte, além da saúde do próprio trabalhador rural”, explica. O trabalho é feito em conjunto com a Diretoria de Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde) e da Defesa Agropecuária (Secretaria de Agricultura).
O Programa de Saneamento da Produção e Distribuição de Hortaliças Folhosas no Distrito Federal (Pró-Folhosas) tem o objetivo de melhorar a qualidade sanitária das hortaliças folhosas produzidas no DF e garantir um alimento seguro aos consumidores. Criado em 2003, o programa é fruto de uma portaria conjunta entre as secretarias de Agricultura e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. “O foco não é apenas o alimento produzido, mas também a saúde do produtor e sua família. Com isso, além do consumidor ter certeza de estar comprando um alimento seguro e saudável, garantimos uma boa qualidade de vida para a população rural”,encerra Ana Paula.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br