A Emater-DF reuniu na terça (11) e quarta-feira (12) agricultores familiares, representantes de associações e de conselhos de desenvolvimento do DF interessados em iniciar ou indicar famílias dispostas a implementar práticas agroecológicas em seus sistemas de produção. A metodologia utilizada é em função da Chamada Pública Nº 10/2012 do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que destina R$ 1,5 milhão para o incentivo a produção agroecológica e gera qualidade de vida no campo.
O edital visa estimular as práticas agroecológicas em propriedades rurais, bem como incentivar os agricultores a fazer conversão da produção convencional para a orgânica.
De acordo com o coordenador de Agroecologia da empresa, Roberto Carneiro, “a atividade é parte do processo para informar e orientar os interessados em como implementar essas práticas sustentáveis”.
O agricultor familiar Anaildo Porfírio já começou a fazer a transição agroecológica e espera estar certificado até o final do ano para comercializar a produção orgânica. “Essa transição foi feita graças ao apoio da Emater que nos orienta, capacita e acredita no nosso potencial produtivo”. Ele salienta, ainda, que não quer alimentos com agrotóxicos nem para sua família e nem para a população do DF.
Transição Agroecológica – É o processo gradual de mudança nas formas de manejo dos agroecossistemas, do modelo agroquímico-dependente à adoção dos princípios, métodos e tecnologias de base ecológica.
A próxima etapa será a identificação das famílias interessadas em participar do processo por meio dos escritórios locais, feito isso será elaborado um diagnóstico da propriedade para viabilizar a execução do projeto.
Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br