Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/19 às 10h40 - Atualizado em 18/06/19 às 11h19

Internet de alta velocidade da Emater-DF na zona rural beneficia escolas, postos de saúde e da PM

COMPARTILHAR

Ligação da Emater até torre da PMDF no Pipiripau (esq.) e torres com equipamentos instalados

 

A Emater-DF instalou equipamentos para conexão de internet de alta velocidade em seis escritórios da empresa na zona rural, que beneficiarão também outros serviços públicos, como escolas, postos de saúde, unidades da Secretaria de Agricultura e postos policiais. Os equipamentos foram instalados nos escritórios de Alexandre de Gusmão, Pipiripau, Rio Preto, Tabatinga, PAD-DF e Jardim.

 

Convênio da Emater-DF com Serpro leva Internet das Coisas a sistema de irrigação

Emater-DF testa aplicativo com serviços do Sistema Público de Agricultura

 

Segundo o chefe da Gerência de Tecnologia da Informação (Getin), Fabrício Braga, os equipamentos, que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e custaram R$ 618 mil, trabalham em frequência licenciada e exclusiva, garantem 99,9% de disponibilidade de internet em condições normais, são menos suscetíveis a interferências [climáticas e de outros equipamentos], além de alta capacidade transmissão de dados, de 350 Mb.

 

Agora é possível que os funcionários lotados nesses escritórios tenham suporte remoto da Getin, o que gera economia de tempo e combustível – o escritório do Jardim, por exemplo, está a 90 km da sede da Emater. Além disso, as ligações telefônicas podem ser feitas por Voip (Voice over Internet Protocol), reduzindo custos O servidor da rede também pode armazenar dados, o que traz mais segurança e comodidade aos usuários.

 

Equipamento usado para levar internet de alta velocidade às unidades da Emater-DF

 

Segundo Braga, o projeto foi pensado visando a melhoria dos serviços públicos e na inclusão digital rural, pois a segunda fase do projeto é disponibilizar internet gratuita num raio de 200 metros da unidade. Para ter acesso à rede, a escola, posto de saúde ou policial deve entrar em contato com a Emater-DF, para receber orientações de como proceder para providenciar conexão do local até a unidade da Emater-DF. “Todo o trabalho de compartilhamento da conexão desta rede deverá também ser acordado com a Sutic [Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação], que faz a gestão da GDFNet, para que tenhamos segurança e capacidade de atendimento”, afirmou.

 

Para o extensionista Bruno Araújo, do escritório local de Tabatinga, a internet melhorou consideravelmente depois da instalação dos equipamentos, na última sexta-feira. “Está muito melhor. Conseguimos fazer as prestações de contas, encaminhar arquivos e utilizar o telefone Voip sem ruídos e intermitências”, diz.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br