Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/21 às 18h41 - Atualizado em 21/05/21 às 19h03

Interessados no cultivo de uva, produtores de Brazlândia participam de reunião técnica

O coordenador do Progama de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, falou sobre o cultivo e oportunidades

 

Os desafios e as oportunidades do cultivo de uva no Distrito Federal foram temas de uma reunião técnica com produtores de Brazlândia e Alexandre Gusmão na tarde desta sexta-feira (21). Hoje, a produção atende cerca de 10% da demanda local. Das 400 toneladas das duas principais variedades de uva comercializadas na Ceasa no ano passado, somente 43 toneladas foram produzidas na capital.

 

O objetivo do evento, organizado pela Administração Regional de Brazlândia em parceria com a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), foi incentivar o cultivo da uva na região de Brazlândia, que hoje é referência na produção de morango e de goiaba.

 

O extensionista Felipe Camargo, coordenador do Programa de Fruticultura da Emater-DF, conversou com os produtores, falou sobre o mercado, as oportunidades e as características climáticas e de solo para o cultivo. Ele também ressaltou que os interessados devem procurar a Emater-DF para receber orientações técnicas sobre a produção.

 

Atualmente, o DF tem mais de 40 produtores e área de 50 hectares de produção distribuídos em diversas regiões, como Lago Oeste, Sobradinho, Planaltina, PAD-DF e Riacho Fundo. A maior parte da produção é destinada a uvas de mesa.

 

 

“Estamos juntos nesse novo desafio em busca de uma alta produção de uva na região, para que a gente possa atender o Distrito Federal e o Entorno, trazer renda para os nossos produtores e fomentar a economia local com o turismo. A produção de uva tem um valor agregado interessante”, ressaltou a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, que participou da abertura do evento representando a presidente da empresa, Denise Fonseca.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, falou sobre a importância da Emater-DF para o campo e destacou o crescimento da produção de uva no Brasil, que já teve dificuldades nessa produção. “Hoje, no país, esse produto é uma realidade, tanto na uva quanto no vinho. […] Tenho certeza que vamos ser vitoriosos nesse propósito aqui na região. Juntos vamos fazer a transformação que o campo precisa.”

 

O encontro foi realizado na Arcag, em Brazlândia, na tarde desta sexta-feira (21)

 

O administrador de Brazlândia, Jesiel Costa, disse que o crescimento da produção no Brasil motivou o encontro e as parcerias, para que se possa criar condições de cultivo entre os produtores. Segundo ele, a expectativa é a de que o sucesso do cultivo possa criar a festa da uva, como hoje já existe a da goiaba e a do morango.

 

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça,  o deputado Iolando Almeida (PSC), e o Superintendente Federal de Agricultura no Distrito Federal, William Barbosa, também participaram do evento e destacaram a importância da ação para a agricultura local.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br