A capacitação terá 40 horas, na modalidade EAD, para qualquer produtor rural que tenha aparelho conectado à internet
Produtores rurais que possuem pequenas agroindústrias ou que pretendem iniciar algum processamento de produto agropecuário e trabalhadores do seguimento podem se inscrever no curso da Emater-DF de Boas Práticas de Fabricação na Pequena Agroindústria Rural (CBPF) até o dia 4 de março. A capacitação vai acontecer entre os dias 7 a 31 de março, com carga horária de 40 horas e será ministrada na modalidade de Ensino à Distância (EAD).
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO
O curso é gratuito e os interessados precisam ter computador ou smartphone com acesso à internet e e-mail do Google (Gmail). Por meio da qualificação, o produtor aprende questões importantes sobre a produção de alimentos com qualidade sanitária. O certificado do curso é um documento que os órgãos de inspeção sanitária exigem na hora de formalizar a fabricação do produto escolhido.
“Ao final da capacitação, o aluno estará apto a gerir com qualidade sanitária todo o processo de fabricação. É a Emater olhando para as necessidades do produtor rural do DF, para as oportunidades de desenvolvimento e de geração de emprego e renda”, destacou a presidente da empresa, Denise Fonseca.
Segundo a coordenadora de Agroindústria Rural da Gerência de Desenvolvimento Social (Gedes) da Emater-DF, Sônia Cascelli, o curso EAD foi a forma encontrada para não deixar de assistir os produtores rurais durante a pandemia.
“Nessa modalidade EAD, continuamos fazendo o nosso trabalho de orientação, de assistência técnica e de educação junto ao produtor rural com um tema muito importante que é a qualidade sanitária dos alimentos que são fabricados ou produzidos por eles. Então, a Emater se atualizou nesse novo formato, que trouxe muita satisfação para o público rural”, afirmou.
Programação
A programação do curso atende as exigências das legislações de produção de alimentos com qualidade sanitária, sejam elas do DF, do Governo Federal, da Diretoria Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) e da Secretaria de Agricultura (Seagri). O conteúdo programático abrange todo o trajeto da matéria prima até o produto final.
Durante o curso, o aluno vai estudar temas voltados para a matéria prima e o processamento e transformação em outro produto, comercialização, fluxograma de produção, estrutura física, higiene dos manipuladores e dos equipamentos, processo de fabricação, embalagem, armazenamento e expedição pelo transporte.
Sônia Cascelli observa ainda que o curso visa levar conhecimento ao produtor rural sobre os princípios básicos para produzir qualquer tipo de alimento com qualidade sanitária. “Não importa qual alimento, se é de origem animal, se é de origem vegetal. Se é leite, carne ou mel, se é queijo ou geleia”, explicou.
O curso está em sua quinta edição no formato on-line. A primeira turma foi em 2020 e outras três em 2021. No total, 202 pessoas já foram certificadas. O curso foi desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento Social (Gedes) e pelo Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor).
A coordenadora pedagógica do Cefor, Deijane Araújo, observou que “o perfil de participantes é em sua maioria de produtores e trabalhadores rurais, mas tem aumentado muito a participação do público não beneficiário, inclusive fora do DF”.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br