Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/21 às 14h19 - Atualizado em 26/10/21 às 14h19

Homeopatia animal é tema de curso para técnicos da Emater-DF

COMPARTILHAR

Técnicos da área animal participaram do encontro realizado no Centro de Formação da Emater-DF

 

Diante da crescente demanda por alimentos de origem animal orgânicos, técnicos da Emater-DF que atuam na área da pecuária participaram de um curso sobre homeopatia animal. Por meio de uma parceria com o médico-veterinário e homeopata Jarbas Caetano. A homeopatia veterinária é um tratamento terapêutico, com atuação em caráter preventivo, curativo e de melhora no desempenho animal.

 

Durante o encontro, foram abordadas questões como as diferenças entre homeopatia e fitoterapia, funções/indicações do uso dos produtos de avicultura e bovinocultura de leite, uso preventivo e curativo da homeopatia, prejuízos mais comuns e controle de homeopatia nas propriedades rurais, além de relatos de casos.

 

De acordo com o homeopata, o tratamento pelo método tem um custo mais baixo, diminui o manejo e melhora a saúde dos animais. “A homeopatia trata a origem da doença, proporcionando uma real possibilidade de cura”, afirmou. O tratamento também ajuda na garantia da qualidade dos alimentos, atendendo aos mais exigentes mercados que buscam produtos de origem animal sem resíduos.

 

“Dentro da pecuária tá crescendo muito essa demanda pelo produtor orgânico, principalmente na avicultura. Pensando nisso, a gente decidiu incentivar os produtores e apostar na capacitação dos técnicos”, ressalta a médica-veterinária e extensionista da Emater-DF Camila Ribeiral, coordenadora de Avicultura e Suinocultura da empresa.

 

Ela explicou que a ideia é colocar os conhecimentos em prática no campo para, posteriormente, fazer uma nova rodada para tirar dúvidas, fazer sugestões e falar sobre possibilidades de adaptações para a realidade do DF. A atividade foi realizada no Centro de Formação e (Cefor) da Emater-DF, na última quarta-feira (20).

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br