Para promover ações conjuntas que proporcionem o intercâmbio de experiências com gestores e agricultores envolvidos com segurança alimentar, no Brasil e em outros países o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou, na manhã desta sexta-feira (13), protocolo de intenções com Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), durante a abertura do programa “GDF junto de Você”, no Gama.
Para o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, o ato é histórico porque reflete o esforço feito pelos extensionistas da empresa ao longo dos anos viabilizando assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade para todos os agricultores familiares no DF. “O Brasil tem se tornado cada vez mais referência na superação da fome e da extrema pobreza e o DF na execução de políticas públicas que facilitem a vida desses agricultores”.
Já o diretor do PMA, Daniel Balaban, destacou a dificuldade de países africanos com a implementação de políticas públicas que amenizem os problemas de fome e miséria naqueles países.
Histórico – No último ano, 28 comitivas compostas por 395 autoridades e técnicos de 40 países visitaram os trabalhos desenvolvidos no DF. Já técnicos da Emater-DF estiveram em seis missões ao exterior e participaram de cinco projetos de cooperação técnica, com os seguintes países: Angola, Tanzânia, República Dominicana, Senegal e Suriname. Outro destaque é para o grupo de trabalho, coordenado pela ABC, juntamente com a JICA (Japan International Cooperation Agency) para a elaboração de um projeto de implantação do Programa Pró-Savanas, dentro da perspectiva de desenvolvimento das Savanas, do Corredor de Nacala, em Moçambique.
Agricultores discutem extensão
Já na tarde do mesmo dia agricultores atendidos pelos escritórios da Emater do Gama e de Vargem Bonita participaram de uma palestra sobre o trabalho desenvolvido junto aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável daquelas regiões e como fortalecer as organizações para participação em projetos e programas do governo, acessando as políticas públicas viáveis para cada entidade. Na oportunidade eles colocaram as dificuldades e desafios na promoção da qualidade de vida na área rural do DF.
Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br