O governo do Distrito Federal tem trabalhado no fortalecimento da agricultura familiar por meio da geração de emprego e renda no campo. Na inauguração da Torre Digital de Brasília, em abril de 2012, o governo disponibilizou o espaço de comercialização de produtos que hoje já beneficia mais de 35 famílias de agricultores familiares do DF.
O trabalho é desenvolvido pela Emater-DF, junto à Terracap e à Secretaria de Agricultura do DF, que tem buscado parcerias e mecanismos de inserção dos produtos da agroindústria artesanal no comércio local.
A loja da Torre era apenas um espaço para comercialização de produtos, mas hoje, com o intuito de ampliar o fluxo do local, a Emater reorganizou o espaço para receber cada vez melhor os frequentadores que, agora, podem sentar-se, tomar um café orgânico com queijo, comer biscoitos caseiros, se deliciar com as cucas artesanais ou refrescar-se com os sorvetes de frutos do cerrado como jabuticaba, baru, pequi, cagaita e mais uma variedade de sabores e produtos.
A gerente do Programa de Agroindústria Artesanal da Emater-DF, Selma Tavares, lembra que é uma oportunidade que a área rural tem para comercializar, isso porque esses agricultores têm dificuldades de vender seus produtos. “É qualidade de vida produzir, vender gerar emprego e renda. Além da interação entre os produtores e os consumidores também é importante para obter produtos cada vez mais saborosos”.
O presidente da Associação de Produtores Rurais e Artesanais de Planaltina-DF (Rurart), Carlos Freitas, reconhece o trabalho da Emater e lembra as dificuldades que o agricultor familiar enfrenta ao ter capacitação, qualificação, produção, mas não ter acesso ao escoamento. “Antes comercializávamos apenas em feiras e eventos agropecuários pontuais, mas agora temos local e horários fixos de comercilialização, podemos contar com as vendas e com aquela renda”.
Rurart
A Rurart foi criada no ano 2000, idealizada pela Emater-DF, respondendo à demanda dos produtores rurais de Planaltina que não encontravam campo para divulgar e comercializar seus produtos naturais. Hoje, após doze anos, a associação é formada por 35 famílias agricultoras. Elas tiveram de ampliar os associados para outras regiões administrativas uma vez que a demanda pela organização aumentou.
Agroindústria artesanal
Podem ser beneficiados produtos de origem animal como carnes, leite, pescados, apícolas e outros devidamente aprovados pelos órgãos sanitários competentes. Além dos de origem vegetal como frutas, hortaliças, raízes, cana-de-açúcar, grãos, cereais e outros.
Todo estabelecimento de produção e processamento de alimentos de origem animal e vegetal situado no âmbito do DF deve possuir registro no Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem de Animal e Vegetal (Dipova), da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).
Serviço
O Café fica aberto de quinta-feira a domingo e feriados sempre das 9h às 17h, na Torre Digital de Brasília.
Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br