Nesta sexta (7), a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou a entrega de seis tanques resfriadores de leite à Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil (CoopBrasil/Coopindaiá).
Os tanques resfriadores, com capacidade de armazenamento de 1.950 litros de leite cada, foram licitados por Chamamento Público, sendo disponibilizados pela Seagri-DF para gestão por parte da cooperativa.
Os equipamentos serão distribuídos em pontos estratégicos no DF e Entorno, permitindo o adequado armazenamento do leite até a coleta pela cooperativa e envio ao laticínio, para processamento. Com isso, serão beneficiados diretamente cerca de 80 produtores de leite associados à Coopindaiá.
A produtora rural Vanessa Camila Santos Rodrigues, presidente da Associação dos Produtores do Núcleo Rural Boa Esperança (Ceilândia), conta que o tanque contribuirá muito para a comercialização do leite para a cooperativa. “Atualmente muitos produtores de leite da região perdem o alimento por não terem como armazenar corretamente. O tanque ficará na associação e vai permitir expandir a comercialização e melhorar a renda das famílias”, conta.
O secretário de Agricultura, Candido Teles, destacou que a entrega é mais uma iniciativa do Governo Ibaneis para o fortalecimento da cadeia produtiva leiteira do Distrito Federal e Entorno. “O governador tem tanto interesse que essa questão da cadeia leiteira seja resolvida, que o GDF vai comprar a produção do leite. Não vai faltar recursos, não vai faltar investimentos, não vai faltar crédito e não vai faltar o cliente, o grande comprador de leite, que é o Governo do Distrito Federal”, afirmou Candido Teles.
Segundo o presidente da Coopindaiá, Luciano Andrade, a cooperativa tem estrutura e interesse em atender o mercado institucional. “Hoje temos uma produção de mais de 40 mil litros de leite por dia. Esses tanques vão fortalecer os pequenos produtores de Brasília e do Entorno. E temos muito interesse no mercado institucional, que ajuda a garantir trabalho e melhorar a renda dos produtores rurais”, ressaltou o presidente da cooperativa.
A presidente em exercício da Emater-DF, Loiselene Trindade, diz que é um momento de de fortalecer, fomentar e estimular os produtores para que a cadeia leiteira seja alavancada. “A Cooperativa Agropecuária de São Sebastião nasceu dentro do escritório local da Emater e essa junção com a Coopindaiá fortalecerá os produtores e será a oportunidade de ver novamente uma história de sucesso para o setor”, disse.
COMPRA INSTITUCIONAL DE LÁCTEOS GARANTIDA
A boa notícia para os pequenos produtores de leite da região é que está prevista ainda para 2022 a aquisição, com recursos do GDF, de manteiga e queijo, destinados à alimentação dos alunos da rede pública do Distrito Federal. A demanda foi apresentada pela Secretaria de Educação à Seagri-DF, para aquisição dos produtos lácteos, por meio do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa/DF). O investimento do Governo na aquisição será de quase 10 milhões de reais.
A questão foi pauta da visita do secretário de Agricultura, Candido Teles, à secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, realizada em 2021, e busca a inclusão de leite e seus derivados na alimentação escolar. A aquisição atende à Lei Distrital Nº 5.771/2016, que determina que no mínimo 30% dos recursos financeiros do Tesouro do Distrito Federal, usados para a alimentação escolar, sejam adquiridos diretamente da agricultura familiar.
Texto: Ascom Seagri-DF e Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br