Assentamento 15 de Agosto, em São Sebastião, recebe declaração de produção orgânica após mais de dois anos de assistência da Emater-DF
Produtores familiares do Assentamento 15 de Agosto, em São Sebastião, receberam, na última quinta-feira (25), a declaração de Organização de Controle Social (OCS), uma declaração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) práticas orgânicas aplicadas durante todo o processo de produção.
Há pouco mais de dois anos ano, a equipe da Emater-DF em São Sebastião tem trabalhado com os produtores para a transição do sistema de produção convencional para o orgânico. Além da assistência técnica contínua à comunidade, foram realizados cursos, oficinas e excursões sobre o tema. O assentamento produz hortaliças em geral, além de milho, mandioca e batata-doce.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater em São Sebastião, Rogério Puerta, a OCS dá mais segurança aos produtores e clientes. “Agora os agricultores têm a oportunidade de comercializar em feiras e eventos, diretamente ao consumidor, que tem a garantia da segurança do alimento”, explicou o extensionista. Rogério acrescentou ainda que, com a declaração, o grupo pode fornecer produtos para as compras institucionais do Governo de Brasília, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Sistema participativo — A Organização de Controle Social (OCS) é um sistema participativo de garantia para a venda direta ao consumidor. O papel da OCS é orientar de forma correta os agricultores que fazem parte dela. Para isso, a organização deve ser ativa e ter seu próprio controle, além de garantir que os produtores assegurem o direito de visita pelos consumidores, assim como o órgão fiscalizador, às suas unidades de produção.
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br