Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/21 às 17h55 - Atualizado em 14/08/21 às 18h32

Feira Rural agrada moradores do Sudoeste e frequentadores do Parque do Bosque

COMPARTILHAR

Produtores ficaram animados com o público

 

Inaugurada neste sábado (14), a Feira Rural no Sudoeste agradou moradores que passaram pelo local. A partir de agora, a comunidade do Sudoeste e região pode comprar alimentos orgânicos no novo ponto de comercialização aos sábados, de 8h às 13h30, na área verde da EQSW 301/302, atrás do Parque do Bosque. O espaço também conta com produtos da sociobiodiversidade, como farinha de jatobá e castanhas.

 

Maria Aparecida, 36 anos, estava passando pelo local e parou para conferir. “Estou encantada com os produtos. Não resisti e estou levando algumas coisas para provar”, disse ela, que é moradora do Sudoeste. Frutas, verduras, temperos, produtos de agroindústrias de produtores rurais e alimentos diferenciados como castanha de baru, licor de jenipapo e molhos caseiros foram oferecidos no espaço.

 

Espaço funcionará aos sábados, de 8h às 13h30

 

Sob o conceito de sociobiodiversidade, relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, voltados à formação de cadeias produtiva e comunidades tradicionais e de agricultores familiares, a feira atraiu diversos frequentadores do Parque do Bosque. A inauguração também foi prestigiada pelo secretário de Agricultura, Candido Teles, e pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

“Essa feira tem muito potencial de crescimento e de se tornar uma referência do Sudoeste. Com isso, ganham os consumidores, com produtos de qualidade e saudáveis, e ganham os produtores, que conseguem ter aqui mais uma oportunidade de comercializar seus produtos”, destacou Denise.

 

A feira oferece produtos de produtores integrantes da Cooperativa de Produção e Comercialização Agroecológica Carajás (CooperCarajas), da Associação dos Produtores Agroecológicos (AGE), da Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), da AgroOrgânica e da Central dos Cerrados. Só as associações representam 180 produtores do Distrito Federal.

 

O novo ponto de comercialização conta com apoio da Emater-DF, da Secretaria de Agricultura e da Administração Regional do Sudoeste/Octogonal. O gerente de Comercialização da Emater-DF, Blaiton Carvalho, afirmou que a expectativa é incluir mais produtores no espaço e aumentar a oferta de produtos para os consumidores locais. 

 

Também estiveram presentes na feira o secretário-executivo de Agricultura,  Luciano Mendes, a administradora regional do Sudoeste, Tereza Canal Lamb, e extensionistas da Emater-DF. Integrantes do Comitê Todos Contra o Covid realizaram a entrega de máscaras e álcool em gel aos frequentadores.

 

 

Representantes da Emater-DF , da Seagri e da Administração do Sudoeste prestigiaram a inauguração da feira

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br