Produtores e consumidores de produtos orgânicos agora têm muito mais conforto para comercializar e comprar. A feira orgânica do Grupo Agrofloresta, localizada no Parque Estação Biológica, no final da Asa Norte, recebeu nova tenda e calçada, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural. A inauguração do espaço revitalizado ocorreu nesta quinta-feira (12).
Criada em 2011, a feira já tem clientela fixa e comercializa hortaliças, grãos, frutas e alimentos processados às quintas e sábados, das 7h às 13h. Ela é composta por produtores orgânicos certificados por meio de Organização de Controle Social (OCS), o que garante confiabilidade sobre o processo de produção junto ao consumidor.
Daniel Frauzino é cliente e compra hortaliças e frutas todas as quintas-feiras. Ele aprovou a mudança e diz que a feira ficou mais convidativa para o consumidor. “Eu já comprava aqui pela qualidade dos produtos, mas tinha muita terra e goteiras. A produção orgânica realmente deve ser incentivada. Em outros países percebemos que a produção é maior”, disse.
Na reinauguração, o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, parabenizou os produtores pelo trabalho e organização e destacou a importância da empresa contribuir para o processo de transição agroecológica no DF. Sobre o incentivo à comercialização, ele falou da criação de um circuito de feiras orgânicas na cidade.
O produtor Valdir Manoel de Oliveira agradeceu às instituições que dão suporte à agricultura orgânica e Marlene Veloso, também produtora rural, acredita que a nova estrutura contribuirá para atrair mais clientes. “Queremos também aproveitar o espaço e trazer outros parceiros, como produtores de flores e agroindústrias”, falou.
Representando o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, o subsecretário de Desenvolvimento Rural, José Nilton Campelo, disse que essa é uma das ações orientadas pela política de desenvolvimento rural sustentável. “É uma obra singela, mas importante para contribuir com a comercialização dos produtos da agricultura familiar. A preservação dos recursos naturais estão embutidos nesses produtos, cultivados de forma sustentável”, disse.
O papel das feiras para a manutenção da diversidade cultural e de produtos foi destacado pelo coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias. “Hoje os grandes mercados têm direcionado o consumo de apenas alguns produtos, o que nos faz perder a diversidade. Tenho convicção de que as feiras são a grande alternativa para as mudanças que a gente quer”, apontou.
A reinauguração também contou com a presença do deputado distrital Joe Valle e de representantes da Embrapa.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br