Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/21 às 10h01 - Atualizado em 24/09/21 às 13h46

Extensionistas realizam técnica de poda invertida em parreiral no PAD-DF

Reunião técnica foi realizada na Villa Triacca, no PAD-DF

 

Com objetivo mostrar a condução do manejo e das podas no cultivo de uvas finas e de mesa, técnicos da Emater-DF participaram de uma visita técnica aos parreirais da Villa Triacca, propriedade produtora de uvas no núcleo rural do PAD-DF, região de Planaltina. O intuito da visita foi apresentar aos extensionistas, na prática, como é realizada a execução da técnica chamada dupla poda ou poda invertida.

 

Emater, Embrapa e produtores discutem cultivo de uva e produção de vinho no DF

Direção da Emater visita cooperativa e conhece produção de uva e vinho no PAD-DF

 

O encontro integra a programação da série de visitas à propriedades com experiências exitosas na produção de frutas, como parte do curso de Capacitação em Fruticultura Tropical realizado pela Embrapa Cerrados, Emater-DF e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA), órgão do Ministério da Agricultura.

 

 

De acordo com o coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, setembro é o mês ideal para realizar a poda de formação aqui na capital. Ele explicou que os termos “dupla poda” ou “poda invertida” é dado porque a técnica visa inverter o período de produção da parreira e aumentar a produtividade em outros períodos do ano.

 

“Para que isso aconteça é preciso fazer uma poda de produção e uma poda de formação”, explica o especialista. A Emater-DF vem trabalhando para incentivar o cultivo de uva  e vinho na capital, além de fomentar o turismo rural. Para isso, também tem investido na especialização dos técnicos para levar as melhores práticas e tecnologias aos produtores interessados.

 

Segundo Felipe, como o clima de Brasília não tem o frio intenso, as podas garantem que a planta complete seu ciclo e produza uma safra principal e uma safrinha, com um rendimento menor. Atualmente, existem 34 produtores de uva espalhados por todo o DF e um total de 57 hectares de plantio da fruta.

 

Técnicos da Emater-DF participaram de encontro técnico para aprender questões sobre poda invertida

 

O especialista explica que, para o caso a produção de vinho, o objetivo principal é a qualidade da fruta e, neste caso, os esforços são apenas para a safra principal, no inverno. “Isso para colher nas melhores condições ambientais e fazer um vinho de melhor qualidade”, afirma ele. O encontro foi realizado na última sexta-feira (17).

 

O plantio de uva, que antes era pensado apenas nas regiões frias do Brasil, vem se expandindo para regiões de clima quente e tropical. No cerrado brasiliense, a uva encontrou condições climáticas que permitem uma excelente produção. “O inverno com dias quentes, noites frias e sem chuva permite a produção de uvas mais doces que na região sul do país”, ressalta Camargo.

 

Uva e vinho no PAD-DF

Há pouco mais de 60 quilômetros do centro de Brasília, a região do PAD-DF é conhecida pela alta produtividade em grãos. Nos últimos tempos, produtores acompanhados pela Emater-DF têm trabalhado para transformar a área em rota produtora de uva e turística para apreciadores de vinícolas. Na região, já está sendo criada uma indústria de vinho próximo ao escritório local da empresa e produtores interessados criaram o grupo chamado Vinhedos do Planalto.

 

Produtores do PAD-DF estão se organizando para tornar a região uma das rotas da uva e do vinho no DF

 

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br