A Emater-DF promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), um mutirão de limpeza na chácara 90 do núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina). O objetivo era alertar a comunidade sobre as formas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, febre chikungunya e do recém-descoberto “zica vírus”. A ação envolveu a comunidade, que carregou um caminhão cedido pela Secretaria de Agricultura com os resíduos recolhidos no local. O mutirão deve continuar nesta quinta-feira (17).
A gerente do escritório da Emater-DF no Rio Preto, Amanda Venturim, explica que Planaltina está entre as cidades do DF com maior incidência da dengue. “Normalmente, orientamos os agricultores em nossos atendimentos no dia a dia, mas um evento voltado especificamente para o tema é importante para chamar a atenção da comunidade”, explica.
Amanda acrescentou ainda que pretende entrar em contato com outros órgãos do GDF para formalizar parcerias com o objetivo de ampliar os mutirões. “A tarefa é grande e a região que atendemos é bastante extensa. Se pudermos contar com o apoio de instituições parceiras, poderemos alcançar êxito no combate ao mosquito e diminuir as ocorrências de dengue e outras doenças no meio rural”, completou.
Na última sexta-feira (11), durante o lançamento do Plano de Manejo da Água e do Solo do DF, em Brazlândia, o governador Rodrigo Rollemberg pediu que os extensionistas da Emater-DF reforçassem as orientações sobre o combate ao mosquito para os produtores rurais.
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br