11/07/24 às 9h56 - Atualizado em 11/07/24 às 12h30

Extensionista da Emater-DF assume cadeira na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura representando o setor agropecuário do Brasil

A extensionista rural e atual diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, foi agraciada com uma cadeira na renomada Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). A cerimônia de posse ocorreu na última sexta-feira (5 de julho), no Museu Nacional da República, em Brasília. A partir de agora, Loiselene Trindade passa a ocupar a cadeira número 28, ligada à área de Ciências Humanas, do Patrono José Irineu Cabral, fundador da Embrapa.

Formada em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e com mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), Loiselene é especializada em Fitopatologia e Agronegócio, tem mais de 30 trabalhos publicados no Brasil e no exterior, possui longa carreira científica juntamente com outras instituições de pesquisa e já atuou como professora universitária.

Na Emater-DF há 18 anos, já desempenhou funções de grande relevância, como gerente de Desenvolvimento Econômico, coordenadora do Programa de Floricultura e coordenadora de Operações. Atualmente, é vice-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do DF e coordenadora do Fórum de Combate aos Impactos Negativos do Uso de Agrotóxicos e Transgênicos do Distrito Federal.

Nascida no Paraná, Loiselene, que é mãe de três filhos, ressaltou a importância de se tornar uma imortal da academia. “Além de ser uma honra e um reconhecimento, é um desafio e também uma responsabilidade de corresponder, contribuir e manter a produção cientifica dentro do setor agropecuário. Espero poder contribuir ainda mais para a valorização da ciência e da agropecuária no nosso país.”

Em julho do ano passado, a engenheira-agrônoma também foi agraciada com o Prêmio Crea-DF Sororidade pelo reconhecimento e destaque do seu trabalho no âmbito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF) e Clube de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).

Fundada em 1910, a Abrasci é uma instituição cultural sem fins lucrativos dedicada a valorizar, promover e difundir os valores morais e intelectuais daqueles que contribuem para o avanço do Brasil. Sua missão principal é manter viva a chama do patriotismo brasileiro, homenageando indivíduos e suas notáveis contribuições à sociedade, além de promover ações importantes voltadas ao resgate da memória histórica e à preservação das tradições culturais e cívicas.

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.